Pergunte ao Especialista

Data 14-10-2011

De Everson Gomes

Assunto DÚVIDAS, INCERTEZAS E AFINS

Olá Leonardo, li todas as perguntas e respostas até então como faço sempre quando algo me interessa. Porém, o q me fez parar para escrevê-lo foi por achá-lo bem profissional e principalmente pela ajuda que percebi que vc deu a quem a ti recorreu.

Preciso de um esclarecimento, se possível, sobre a área de Logística aqui em Salvador. Tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social com Publicidade, e fiz um curso Técnico em Turismo (pelo CEFET-BA) q nem sei se posso ser chamado de técnico. Mas indo ao que interessa, TENHO MUITO INTERESSE por uma GUINADA PROFISSIONAL na minha vida e desejo realizar um curso técnico. E quem sabe depois, outro superior.

Li sobre o curso de logística, e assim como o de Sistemas de Informação (análise de sistemas, por exemplo) me interessa trabalhar na área, por "ouvi dizer" que são áreas boas e que acredito que possa de fato exercer um bom desempenho.

Porém, percebi que TODOS OS CURSOS são PAGOS...e CAROS. Sou oriundo de escola pública, toda minha vida acadêmica, com exceção da UCSAL (que fui bolsista integral do PROUNI) estudei em escolas/colégios públicos.

Portanto, sei que se eu quiser esse curso, terei que pagá-lo, percebi que o curso custa 300,00 por mês - no SENAI - nao sei ao certo como ainda, mas acredito que vou achar um jeito de pagá-lo.
Assim sendo, não posso e, inclusive pela minha idade - que ouço falar q já to velho e tal, principalmente por meus pais - nao tenho como jogar dinheiro numa escolha errada. Esse curso tem futuro para quem entra agora na área? Se eu entrar no curso, tenho que ter outras condições como especialização nisso, naquilo, curso disso ou daquilo pra poder atuar, ou o próprio curso técnico me permitirá isso?

Gostaria muito de me sentir um profissional com um salário bacana, não que fique rico, mas que possa buscar minha casa própria, minhas coisas e tal. Esse parágrafo foi como um desabafo, desculpe. Queria poder ter uma boa perspectiva de trabalho. Me sinto confuso.

Um dos pontos-chave da questão é: O MERCADO DE TRABALHO É PROMISSOR? Penso que poderia tentar uma faculdade de Análise de sistemas (como a UNEB, por exemplo), MAS TENHO QUE TRABALHAR, e em uma faculdade seria 4 anos, no mínimo.
Por ser um curso de duração inferior, poderia estagiar pra garantir um trocado no final do mês? Preciso trabalhar, ou um estágio remunerado na área. Aliás, HÁ ESTÁGIOS REMUNERADOS na área? Será que com um estágio eu conseguiria pagar o curso?

Tenho dúvida ainda, de cursos como POLÍMEROS/PLÁSTICOS, PETRÓELO E GÁS, MECATRÔNICA, TELECOMUNICAÇÕES, SEGURANÇA DO TRABALHO (confesso não querer muito, seria só pra ganhar um pouco mais, enquanto busco outro curso) e LOGÍSTICA. Desses cursos, quais os mais promissores ATUALMENTE, qual o que demanda maior número de profissionais?

Os cursos técnicos do SENAI contemplam meia passagem aos alunos?

Bem, Leonardo, é isso, escrevi demais pelo que percebo e peço desculpas pelas minhas perguntas serem feitas em forma de texto, e misturadas a ela, em desabafo. Eu quero um curso que me possibilite um salário justo, que me possibilite abrir outras áreas de atuação para mim, e uma condição de vida melhor para minha família.

O estudo aqui já não é muito valorizado como outrora, acredito que pela condição de que repetem que estou velho, pelo menos parece que querem me fazer pensar assim, associado ao fato de ter entrado na faculdade de publicidade (totalmente em dúvida do que fazer) e ter saído dela sem que arranjasse o emprego dos sonhos para eles.

Além de confuso, me sinto um tanto frustrado, sei que sou competente naquilo que faço e no que acredito, mas tudo o que conquisto é por esforço próprio, não tenho parentes que abrem portas, não tenho conhecidos que façam o mesmo, não pude pagar pelos melhores cursos, tudo é quase sempre na questão do custo x benefício. Incluindo escolhas como o curso de publicidade por exemplo.

Gostaria, por favor, que pudesse com seus conhecimentos, responder a essas perguntas que acredito serem do seu domínio, uma vez que não as são do meu, mas que pretendo muito em breve poder respondê-las também por mim mesmo.

Meu amigo, me perdoe por assim chamá-lo sem nem conhecê-lo, mas eu estou depositando nesse curso - em qq que seja que venha a fazer - a virada profissional que almejo pra mim e para minha família. Estou tentando buscar informações que possam me ajudar a fazer uma escolha pelo menos mais clara e mais coerente com o que penso e posso pagar.

Eu peço desculpas a todos pelo longo texto, mas não é todo dia que achamos um profissional disposto a passar seu conhecimento adiante.

Eu agradeço - mesmo - antecipadamente ao Leonardo e toda a equipe do site, pelo espaço dado e também a qualquer pessoa que possa colaborar com algumas das questões levantadas. Meu muito obrigado e desejo de boa sorte a todos. Vlw

Um grande abraço
Everson Gomes

Ps: Queria poder ter te mandado um email, para evitar qualquer tipo de contratempo.
Ps2: Estou lendo sua dissertação de mestrado aqui da UFBA. Me sinto parado no tempo. Ainda tenho que fazer inglês. =)

Voltar