A missão dos Correios.

10-05-2011 20:19

A presidenta Dilma Rousseff editou, dia 28 de abril de 2011, Medida Provisória nº 532 que, entre outras mudanças (combustível e estrutura da presidência e dos ministérios), alterou o Estatuto da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Mudaram apenas os três primeiros artigos do Decreto de 1969, mas que afetam toda a estrutura da empresa com repercussão direta na relação com os funcionários e a sociedade. A missão histórica dos Correios é ser o elo que aproxima pessoas onde quer que elas estejam. Com a edição da MP, a ECT poderá atuar no exterior, constituir ou adquirir empresas subsidiárias e explorar serviços de logística integrada, financeira e postais eletrônicos. Isso é bom? Talvez. Se prestar atenção, nesse novo modelo, que está mais para "Correios S/A", mudou radicalmente o foco passando a empresa a atuar fortemente como instituição financeira. Ou seja, o lucro acima da missão de comunicar.

Seja como for, nós que fazemos os Correios estamos no escuro. Desde 2009, quando foi criado o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) nós, trabalhadores dos Correios, representados pela Federação Nacional dos Trabalhadores nos Correios (FENTECT), procuramos a direção da empresa e o Ministério das Comunicações para ter assento nos debates sobre as mudanças estatutárias da empresa. Acreditávamos que uma alteração desse porte teria que ser debatida com a representação legal dos trabalhadores e a sociedade, os maiores interessados, e não a portas fechadas como aconteceu. É lamentável que um governo popular, eleito com a maioria absoluta dos trabalhadores, edite uma Medida Provisória usando os mesmos expedientes de governos que ignoram a democracia. Esperava-se, no mínimo, por audiências públicas sobre o assunto.

O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (SINTECT-CE) está organizando a categoria com um seminário, dia 14/5, a partir das 13 horas, para levar esse debate ao conjunto dos trabalhadores, aos parlamentares e à sociedade. Vamos exigir do Congresso a derrubada dessa MP. Se a Medida é boa para a sociedade, por que escondê-la? Por um Correio público 100% estatal.

Fonte: diariodonordeste.globo.com - Adaptado pelo Site da Logística.

Voltar