Hidrovia Paraguai/Paraná deve ser efetivada em 3 anos.

18-05-2011 20:16

Para debater a importância da hidrovia Paraguai-Paraná, integrantes do setor agrícola e industrial e dos governo, estadual e federal, participarão de um workshop sobre o tema. No evento, que será realizado amanhã (19), às 9h, na Câmara dos Deputados, em Brasília, os participantes esperam viabilizar a obra, que quando completa terá a capacidade de escoar 3 milhões de toneladas de grãos.

Atualmente, a navegação é feita na sua plenitude apenas a partir do município de Corumbá (MS). "O trecho de Cáceres (a 215 km de Cuiabá), onde fica o Porto de Morrinhos é muito sinuoso. Então, são necessárias obras para garantir a viabilidade", explica o coordenador da Comissão de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Edeon Vaz Ferreira.

Segundo ele, para garantir o pleno funcionamento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já conseguiu a aprovação da pavimentação de 80 km no trecho que liga a BR-070 até a Estação de Transbordo de Cargas que será instalada na fazenda Santo Antônio das Lendas, na região de Cáceres. "Com estas duas obras, o agronegócio do Estado teria mais uma opção para o escoamento de sua produção".

Um dos entraves para a concretização das obras é a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que exige o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) de toda a hidrovia. A ação encontra-se em tramitação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal. "Já existem despachos de que são necessários apenas estudos pontuais". O coordenador acredita que as obras para que todo o complexo entre em operação plena levem 3 anos para serem concluídas.

Fonte: 24horasnews.com.br - Adaptado pelo Site da Logística.

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