Log-In inicia operação do seu primeiro navio construído no país.

12-05-2011 23:05

Log-In Logística Intermodal, coligada da Vale, inicia hoje a operação do navio Log-In Jacarandá, o primeiro navio porta-contêiner construído no Brasil neste século.

Esta embarcação é a primeira de uma encomenda de sete navios que a empresa tem com o Estaleiro Ilha - Eisa, localizado no Rio de Janeiro. No total, são cinco do tipo porta-contêiner e dois graneleiros.

O investimento da Log-In na construção dos navios é de cerca de R$ 1 bilhão, financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante ? FMM ? e tendo o BNDES como agente financeiro. A capacidade da frota da Log-In será ampliada em aproximadamente 300% quando todos os navios em construção entrarem em operação até 2013. O Log-In Jacarandá irá operar no serviço Amazonas da Navegação Costeira, que liga Santos a Manaus passando pelo Nordeste.

Com capacidade para transportar 2.800 TEU?s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou cerca de 38 mil toneladas de porte bruto, o Log-In Jacarandá marca um momento histórico na cabotagem brasileira: há cerca de 15 anos não são construídos navios deste gênero no país. Segundo Vital Jorge Lopes, diretor-presidente da Log-In Logística Intermodal, este navio traz uma contribuição importante. A cada viagem será possível retirar das estradas brasileiras cerca de 2.800 caminhões, por ser mais eficiente energeticamente e por ter uma grande capacidade de carga, contribuindo para a redução das emissões de C02.

Durante dois anos, cerca de três mil trabalhadores participaram da construção do navio. O Log-In Jacarandá pesa cerca de 10 mil toneladas vazio e pode chegar a 47 mil toneladas carregado. Possui 218,45m de comprimento total, 29,80m de boca (largura), 11,60m de calado máximo, velocidade de 20 nós (no calado de projeto de 10,60m).

A cerimônia de lançamento ao mar aconteceu em maio do ano passado e teve D. Mariza Campos Gomes da Silva, esposa do ex-presidente José Alencar, como madrinha da embarcação, uma tradição no setor naval.

Fonte: NetMarinha / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

Voltar