Metalock Brasil participa de megaprojeto de instalação de radares em portos brasileiros.

27-04-2017 08:58

A melhoria no controle de acesso permitirá maior eficácia no combate à pirataria (“surveillance”).

No âmbito do projeto que conta com a participação direta da Marinha Brasileira, e que pode até mesmo viabilizar a construção de radares no Brasil, cerca de quinhentos e cinquenta equipamentos estão sendo instalados ao longo de toda a costa marítima, sendo que o projeto todo pode chegar a 200 sistemas de radar de alta sensibilidade e 350 de baixa sensibilidade.

Este esforço visa dois objetivos principais: a) Controle de acesso aos portos; e b) Otimização da operação dos portos.


A melhoria no controle de acesso permitirá maior eficácia no combate à pirataria (“surveillance”). A presença de embarcações poderá ser detectada dez horas antes de sua entrada em águas territoriais brasileiras, ou seja, a cerca de quatrocentas milhas marítimas de nossa costa. Com isso, qualquer desvio de rota será percebido rapidamente, possibilitando desencadear as correspondentes medidas de segurança.

Por sua vez, os radares instalados em cada porto permitirão a otimização do fluxo de naves, com efeitos benéficos sobre a ecologia e maior racionalidade na cobrança de taxas portuárias. Na verdade, estima-se que o aumento na arrecadação de taxas será suficiente para absorver todos os investimentos necessários.

A concorrência para integração dos sistemas foi vencida pela Indra, e os radares serão fornecidos pela britânica Kelvin Hughes. A Metalock, na condição de representante da Kelvin Hughes no Brasil, foi contratada para realizar a instalação física dos radares, contando para isso com corpo técnico habilitado por treinamentos em instalações do próprio fabricante.

O grau de sofisticação dos equipamentos pode ser avaliado com essa simples comparação: enquanto um radar comum conta com dez a doze pontos de calibração, no modelo selecionado estes chegam a cento e cinquenta pontos.

A primeira etapa do projeto consistiu na instalação de radares no IPQM, da Marinha de Guerra brasileira, na Ilha do Governador (RJ). Agora, a Metalock Brasil concluiu a instalação de dois radares no porto de Vitória (ES).

Fonte: Segs / Usuport - Adaptada pelo Site da Logística.

 

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