Novos guindastes vão modernizar os portos de Paranaguá e Antonina.

26-01-2012 22:54

Nos próximos dois meses, quatro operadores portuários dos portos de Paranaguá e Antonina irão investir aproximadamente R$ 45 milhões na aquisição de guindastes para descarga de granéis sólidos e manutenção dos demais equipamentos existentes. Dos quatro novos guindastes, três serão instalados em Paranaguá e um em Antonina.

Os equipamentos irão modernizar a operação no Porto de Paranaguá e duplicarão a capacidade de desembarque de granéis sólidos do Porto de Antonina. Com a instalação de mais um guindaste em Antonina, poderemos movimentar até 2,5 milhões de toneladas de fertilizantes por lá, aumentando a movimentação na cidade, o que vai gerar mais renda e desenvolvimento para o município, afirmou o superintendente dos Portos, Airton Vidal Maron.

O terminal de Antonina movimentou no ano passado 1,54 milhão de toneladas de produtos, registrando um aumento de 400% em relação ao ano anterior. Os portos paranaenses fecharam o ano, mais uma vez, na liderança nacional na importação de fertilizantes, sendo responsáveis por 50% do adubo que chega ao país. Foram 8,5 milhões de toneladas de fertilizantes importados pelos dois portos.

CONTÊINERES - Até o final de fevereiro entram em operação no Terminal de Contêineres de Paranaguá oito novos equipamentos de grande porte. Eles integram o projeto de ampliação do terminal. São R$ 185 milhões em investimento para ampliar a capacidade de movimentação.

Além dos equipamentos, o terminal de contêineres será expandido em 315 metros, para abrigar o terceiro berço dedicado a operações deste tipo. Com isso, será possível aumentar a capacidade operacional de contêineres em até 50%, passando dos atuais 800 mil TEUs/ano para 1,2 milhão de TEUs/ano.

Fonte: Secretaria da Comunicação Social - Paraná / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar