Perfil do Profissional de Logística.

13-05-2011 21:22

 

Por Roger Augusto Luna

 

Atualmente com as mudanças tecnológicas e as mudanças nos ambientes de trabalho, cada vez mais o profissional de logística precisa se modelar a este novo perfil, talvez a palavra correta para definir este profissional seja resiliência. Segundo o Dicionário Aurélio® resiliência significa: propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica. O poder de desenvolver e trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo, mudar e visualizar novas tendências completam este perfil.

A necessidade de ser um gestor de recursos materiais, humanos e financeiros, tornou escassa esta mão-de-obra. O conhecimento técnico das ferramentas de logística tornou-se algo obrigatório, fazendo com que diversos profissionais da área retornassem as salas de aula. De acordo com Carlos Libório, profissional da área de logística, a necessidade de atualização nas novas ferramentas, conceitos e tecnologias voltadas a gestão de logística fizeram com que ele retornasse aos estudos, “... quanto ao trabalho, já nos primeiros dias de aula percebi o quanto o curso iria me favorecer. Conceitos e técnicas, que faziam parte do meu dia a dia, foram expostos e teorizados pelos professores, essa união da prática que eu já tinha com a teoria aplicada nas aulas, abriu minha mente a ponto de potencializar meu horizonte...”.

A demanda para os cursos tecnológicos vem aumentando ao longo dos anos, pois a rápida qualificação destes profissionais tem sido a saída para as empresas suprirem os seus quadros de mão-de-obra. Segundo Carlos Eduardo Boide, especialista em gestão de pessoas, as empresas enxergam nestes novos profissionais a oportunidade de encontrar qualificação para os novos desafios organizacionais, “Os cursos de tecnologia são sem dúvida um avanço, quando pensamos em preparar profissionais para ingressarem no mercado de trabalho em determinadas área de atuação”.

O profissional da área de logística passou a ter uma visão mais globalizada, não ficando restrito ao seu elo da cadeia de suprimentos e sim enxergando a todos os participantes da cadeia. O contato com o cliente final, fez com que ele também sentisse as dificuldades nas entregas e trabalhasse para uma melhoria contínua.

Cada vez mais o profissional precisa entender o seu papel nos negócios da empresa, a sua capacidade em gerar soluções e trazer o tão esperado lucro.

Roger Augusto Luna é Administrador de Empresas e pós-graduado em Gestão de Logística Empresarial. Atua como professor universitário em São Paulo na Faculdade Drummond e Senac, nos cursos de Logística. Possui mais de 10 anos de experiência em empresas multinacionais como Natura, Baxter e Arysta.

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