Porto de Vitória inaugura primeiro sistema de controle de tráfego marítimo do país.

08-09-2017 13:51

Além de atender o Porto de Vitória, o sistema da Codesa também tem abrangência sobre as atividades dos portos de Tubarão e Praia Mole

Um momento histórico para a Codesa e início de um novo tempo: à zero hora desta segunda-feira (4) começou a funcionar o sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória, o primeiro do país. A transmissão foi inaugurada pelo coordenador Agostinho Sobral. Foi uma comunicação pública informando que o sistema entrou em operação. Tudo sob o acompanhamento do presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro, e alguns colaboradores da empresa.

O sistema VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System) é composto por um avançado e complexo grupo de equipamentos que fornece informações de segurança, condições meteorológicas e total controle de toda área de fundeio, canal de acesso, bacia de manobra e terminais portuários.

Além de atender o Porto de Vitória, o sistema da Codesa também tem abrangência sobre as atividades dos portos de Tubarão e Praia Mole. O primeiro navio a operar dentro do VTMIS foi o Thorco Legacy, da Namíbia, que atracou em Tubarão aos 30 minutos desta segunda-feira.

Expectativa

Os minutos que antecederam a entrada do sistema no ar foram de muita ansiedade e expectativa. O coordenador Agostinho Sobral repassou os últimos informes para a equipe, formada pelo supervisor de VTS e oficial de náutica, Gustavo Marchesi, da empresa Indra, e pelo operador de VTS, Tiago Fraga. À meia-noite em ponto começou a transmissão no Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de controle de tráfego marítimo do Porto de Vitória, localizado no Cais de Capuaba, em Vila Velha.

Visivelmente emocionado, o presidente Montenegro resumiu: "É mais um projeto realizado". E complementou: "Somos o primeiro porto público do país a operar esse sistema que é utilizado pelos maiores portos do mundo. Estamos na vanguarda da modernização e busca de eficiência entre os portos públicos e privados do Brasil graças a uma gestão empreendedora, com visão de futuro e, sobretudo, pelo comprometimento e competência de nossos colaboradores"??.

Segurança

Agostinho Sobral, responsável desde o início, pela implantação do sistema, também estava emocionado: "Dever cumprido. Graças ao envolvimento de todos conseguimos dar esse importante passo na modernização da segurança portuária. O sistema ativo garante segurança a todas as embarcações que acessam os portos de Vitória, Praia Mole e Tubarão, com organização do tráfego e eficiência nas operações"??, explicou.

A primeira transmissão do VTMIS foi acompanhada por alguns colaboradores da empresa: os coordenadores Enildo Pereira Junior e Rose Duarte, de Segurança Portuária e Comunicação, respectivamente; o secretário dos Conselhos, Rouzemberg Lugão; o supervisor da Guarda Portuária, Reroldi Monteiro; a assessora da presidência, Joana Brotas, e o responsável pela cobertura do evento, o estagiário Gilson Luiz Roza. O presidente levou a família: a esposa Milva, a irmã Carine e o pai Carlos Alberto.

Fonte: Codesa / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar