Projeto de R$ 650 milhões integra MT e TO com Pacífico.

19-12-2011 21:25

O centro agrícola de Mato Grosso e Tocantins será interligado com outros modais do país e com saída de logística dos produtos rumo ao Pacífico em projeto de R$ 650 milhões da BR-242. A infraestrutura rodoviária e seus suportes construirão uma nova economia e política social ao ligar os dois Estados de leste a oeste e de Norte a Sul do Brasil, do seu interior para portos de exportação e novas vias de transporte.

Quando concluído, a integração permitirá unir cidades de Tocantins e Mato Grosso, como São Félix, Confresa, Querência, Sorriso, Brasnorte, à Vilhena (Rondônia). E de lá, via Rio Branco (Acre), para atingir cidades peruanas no porto do Pacífico. O projeto de integração será colocado em prática com uma Parceria Público-Privada (PP) com duração de 15 anos.

A ideia foi delineada neste sábado (17), durante encontro entre os governadores Silval Barbosa (Mato Grosso) e Siqueira Campos (Tocantins) com bancadas legislativas estaduais e federal das duas unidades da federação. Um dos participantes do processo, O deputado federal licenciado Valtenir Pereira (PSB-MT) esteve na reunião de trabalho de São Félix do Araguaia, um marco do futuro socioeconômico de Mato Grosso.

“A estrada vai estimular o desenvolvimento da região do médio e Norte Araguaia. Em Vilhena, ela vai interligar, pela BR-364, Rio Branco com a Transoceânica ou Rodovia Bioceânica, que liga o Atlântico ao Pacífico, no Peru”, descreve Valtenir a grandeza do projeto de infraestrutura. Ele observa que a “região é a nova fronteira agrícola do Araguaia e polo de desenvolvimento econômico”.

De acordo com o deputado federal do PSB, quando tiver pronto, “a previsão é que em seis anos o projeto de R$ 650 milhões será pago”. A BR-242, assinala, inicia-se em Salvador (BA). E com a ligação pelo interior de Mato Grosso e Tocantins, atingirá o oeste sul-americano. <> “Eu, os governadores Silval e Siqueira Campos, e o deputado federal Wellington Fagundes, que é da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, assim como a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), apoiamos este ato”, cita. “É um marco importante na história do desenvolvimento de Mato Grosso. Outras autoridades, como o senador Vicentinho, do Tocantins e deputados estaduais, estiveram no evento em São Félix.

Eixos de logística e produção

A integração terrestre da BR-242, além de unir Mato Grosso a partir do trecho de 80 Km de São Félix a Formosa, no Tocantins, cruzará com outra rodovia federal no Vale do Araguaia, a BR-158, com saída de transporte por Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará).

No Estado do Tocantins, “há ligação com projetos de hidrovia no rio Tocantins, onde é navegável e também com a Ferrovia Norte-Sul”, como observa o deputado federal. A via ferroviária liga o Estado ao Maranhão, até aos portos do Atlântico Norte, com acesso à Europa e Àsia, pelo canal do Panamá.

O deputado federal Valtenir Pereira acrescenta ainda que o projeto contempla a ligação física entre Mato Grosso e Tocantins pela Transbananal, uma ponte de 2 Km sobre o rio Araguaia, que cruzará a Ilha do Bananal.

Em seu traçado nos dois Estados, a partir das duas cidades, a rota da BR-242 compreende Alto Boa Vista, Posto da Mata (no entroncamento da BR-158), a 180 Km de São Félix, “hoje estrada de terra”, conta Valtenir, Ribeirão Cascalheira (também no cruzamento com a mesma rodovia federal), Querência, Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã, Sorriso, Itanhangá, Nova Maringá (no distrito de Brianorte), Brasnorte e daí rumo a Vilhena (RO).

De acordo com dados de organizações da agropecuária de Mato Grosso, a região do Norte Araguaia é a nova fronteira agrícola de fato do Estado. Antes área de pecuária extensiva, atualmente se destaca por culturas de soja e produtos agregados como biodiesel. Na região há cerca de 9 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem ser convertidas em agricultura. Há investimentos recentes na região em empresas do agronegócio e indústrias.

Fonte: odocumento.com.br - Adaptado pelo Site da Logística.
 

 

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