Valec retoma obras no início de 2012, diz ANTT.

19-12-2011 21:14

Após a paralisação causada pelas denúncias que envolveram o Ministério dos Transportes este ano, a Valec deve retomar as obras nos principais eixos ferroviários do País no início de 2012, afirmou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

De acordo com ele, a estatal está em negociação com as empresas contratadas para atenderem todas as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) para a continuidade de cerca de 6 mil quilômetros de obras. Os principais projetos que devem ser retomados estão a Transnordestina, a conclusão da Ferrovia Norte-Sul até São Paulo e sua a extensão até Dourados (MT), além da Oeste-Leste, na Bahia, entre outros.

Além disso, o governo planeja a modernização de mais seis mil quilômetros de ferrovias já concedidas, mas que estão defasadas em relação ao modelo atual de negócios. Tratam-se de ferrovias centenárias, como a São Paulo-Porto Alegre, a Vitória-Rio e a Recife-Belo Horizonte.

A ANTT já estaria negociando com as concessionárias ALL e FCA a modernização desses trechos. Caso não haja interesse das empresas, o governo poderia retomar essas ferrovias para novas licitações para as obras, mantendo nas atuais concessionárias apenas a capacidade que elas têm utilizado. Segundo Bernardo, apenas cerca de 50% das estruturas atuais poderiam ser preservadas nesses casos. "Será preciso eliminar gargalos". A modelagem para esses trechos, acrescentou, deve ser apresentada até março.

Fonte: DCI / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar