Antaq disponibiliza estatísticas da navegação interior em portal.

29-04-2011 10:41

 

A Agência Nacional de Transportes Auqaviários (Antaq) disponibilizou, em seu portal, informações sobre as hidrovias e o transporte de cargas pelos rios do país. Para conhecer os dados, basta acessar o site da Antaq. Na página principal, no menu à esquerda, clicar no link "Estatísticas" e, em seguida, "Estatísticas da navegação interior".

O estudo traz diversas informações sobre o transporte de cargas em vias interiores e um raio-x sobre a frota mercante nacional do transporte hidroviário no ano passado. Além disso, o trabalho mostra um detalhamento das regiões hidrográficas do país. Estão entre elas: Amazônica, Atlântico Sul, Paraguai, Tocantins-Araguaia e Paraná.

O superintendente de Navegação Interior da Antaq, Alex Oliva, ressalta que pela primeira vez se fez um levantamento de estatísticas do transporte hidroviário. "Essas informações são importantes para o usuário, para o empresário e para o governo, que terá dados para fazer políticas públicas relacionadas à logística do país", apontou ele.

O levantamento traz, também, os termos de autorização emitidos pela Agência, em 2010, para que empresas operem na navegação interior. Dados sobre a fiscalização da Agência também constam no estudo.

Movimentação - O estudo aponta que passaram mais de 95 milhões de toneladas pelas vias interiores brasileiras em 2010. A Região Hidrográfica da Amazônia foi a que mais se destacou, transportando cerca de 48 milhões de toneladas.

Em relação aos produtos transportados, a soja foi a mercadoria mais movimentada, com 4.108.574 toneladas. Em segundo, aparece o minério de ferro, com 3.836.522 toneladas.

Saiba mais:

- 1549. É o número de embarcações que operam na navegação interior brasileira.
- 15 anos. É a idade média dessas embarcações.
- O longitudinal de carga é o tipo de transporte na navegação interior que tem mais embarcações: 1308, 84,4% do total.

Fonte: A Tribuna On-line / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

Voltar