Antaq discute planejamento dos transportes.

19-06-2012 20:26

A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) discute, em conjunto com o Ministério dos Transportes, iniciativas de planejamento estratégico do setor. O plano faz parte do Programa de Modernização da Gestão Pública, que propõe melhorias no desempenho em diversas áreas, estimulando a redução de gastos e aumento da receita na administração pública.

Em reunião realizada, representantes da Antaq, do Ministério dos Transportes e de empresa de consultoria debateram as metas do mapa estratégico para o ano de 2020.

"O mapa vai facilitar a implementação do planejamento estratégico nos diversos órgãos federais da área dos transportes ao criar uma integração maior entre esses órgãos", disse o assessor de Planejamento da Antaq, João Cabral.

O diretor-geral em exercício da ANTAQ, Tiago Lima, acredita em uma matriz de transportes mais equilibrada daqui a oito anos, com o aumento da participação da cabotagem (troca de mercadorias entre portos) e da navegação interior no transporte de cargas. "O maior beneficiado será o usuário, que terá uma redução significativa dos custos logísticos, com ganhos em maior eficiência energética, menor poluição e menos acidentes", afirmou.

A construção do mapa estratégico também envolve a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Valec (empresa pública de construção e exploração de infraestrutura ferroviária), além de outras secretarias do Ministério.

Fonte: A Tribuna On-line / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar