ANTAQ promove workshop sobre cálculo de custos de transportes.
02-06-2016 09:27Durante o encontro realizado nos ultimos dias 30 e 31, na sede da Agência, em Brasília, especialistas da autarquia e da Empresa de Planejamento e Logística – EPL trocarão informações e experiências visando a formulação de um sistema conjunto para o cálculo de custos na área do transporte aquaviário
O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski, participou do workshop “Ferramenta de Cálculo em Custo de Transportes”. Durante o encontro realizado nos ultimos dias 30 e 31, na sede da Agência, em Brasília, especialistas da autarquia e da Empresa de Planejamento e Logística – EPL trocarão informações e experiências visando a formulação de um sistema conjunto para o cálculo de custos na área do transporte aquaviário.
No evento o diretor da ANTAQ destacou a importância da ferramenta para a atividade de regulação da Agência: “Na hora de se fazer a regulação, conhecer os custos é essencial. Você só faz uma boa regulação se tiver a informação correta”, disse, ressaltando a parceria com o órgão de planejamento de logística do governo federal: “Conversando mais, vamos unificar o linguajar e evoluir juntos”, manifestou.
Na área do transporte aquaviário, as duas instituições desenvolverao metodologias para cálculo de custos em “portos” e “movimentação portuária”. As ferramentas nas áreas de “hidrovia” e “cabotagem” já foram desenvolvidas pela EPL e serão repassadas à ANTAQ.
O encontro de trabalho contou com a participação do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Logístico da EPL, Jony Lopes, e do diretor de Infraestrutura Aquaviária, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Erick Moura de Medeiros, além de representantes da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade de Brasília – UnB e Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Antes subordinada à Casa Civil, agora a EPL compõe a estrutura do Ministério dos Transportes.
Programa
Entre os temas que serão apresentados neste primeiro dia do workshop estão Uma visão geral do Programa Nacional de Logística Integrada – PNLI; Base de Dados e sua utilização na EPL; Base de Dados em Transportes Aquaviários (ANTAQ); Estudos de Custos em Desenvolvimento e a importância dos simuladores de custos desenvolvidos pela EPL; e Estudos em Desenvolvimento na ANTAQ – Hidrovia do Paraguai, Oferta e Demanda de Passageiros.
Os temas discutidos foram os Custos em transporte como insumo para análises em transportes (Simulações Logísticas, Análises Regulatórias, Custos Ambientais, Metodologia EPL para mensurar e “monetizar” os custos ambientais associados a emissões de CO2); Modelagem de Custos EPL; e Ferramentas de custos (Hidroviária, Cabotagem, Rodoviária, Operações de transbordo - rodo–ferro–rodo/rodo–hidro–rodo/ferro–hidro–ferro/ferro–ferro). Ao final, os técnicos dos dois órgãos discutirão o desenvolvimento conjunto da ferramenta de custos em transporte do módulo “portos”.
Fonte: Antaq / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.
———
Voltar