ANTF e Abifer exibem avanços das ferrovias.

14-04-2011 20:23

 

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários de Carga (ANTF) neste ano compartilhou um estande com a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). Associação sem fins lucrativos que reúne as nove concessionárias privadas de ferrovias, a ANTF tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte ferroviário do País. Quem visitou o estande pode saber o que cada concessionária vem desenvolvendo.

A malha ferroviária em operação no Brasil para o transporte de cargas totaliza 28.476 quilômetros, divididos em 12 concessões sob a responsabilidade de 10 concessionárias, sendo que 9 são empresas privadas e fazem parte da ANTF. O diretor-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, destaca que o modal ferroviário vive um momento de retomada. De 2007 a 2010, a movimentação de cargas pelo modal aumentou 86%, saltando de 253,3 milhões de toneladas em 1997 para 471 milhões de toneladas em 2010. A estimativa para 2011 é que sejam movimentadas 530 milhões de toneladas. O número de empregos, tanto diretos quanto indiretos, também aumentou desde que a iniciativa privada assumiu as ferrovias brasileiras. O crescimento foi de 131,6% de 1997 a 2010. Isso sem contar as vagas geradas pela indústria ferroviária nacional.

As ferrovias são mais eficientes e econômicas, além de ecologicamente corretas para transportar grandes volumes de cargas em longas distâncias: um trem de carga com 100 vagões graneleiros (de 100 toneladas cada) movimenta o equivalente a 357 caminhões graneleiros (de 28 toneladas de carga por unidade). Como a preservação do ambiente é uma preocupação constante das concessionárias de ferrovias, as empresas investem em pesquisas e no uso de novas tecnologias para reduzir o consumo de combustíveis. Em 1999 eram necessários 5,3 litros de diesel para  o transporte de mil TKUs (tonelada por quilômetro útil). Hoje, o consumo caiu para 4,25 litros de diesel por mil TKUs, com economia de um litro para cada 1.000 TKUs.  Essa redução representou a economia de 296 milhões de litros de diesel para o transporte de 280 bilhões de TKUs em 2010.  A gestão e os investimentos também reduziram em 79,7% o índice de acidentes entre 1997 e 2010.  

Para o presidente da Abifer, Vicente Abate, o setor ferroviário como um todo renasceu com a concessão da malha ferroviária para a iniciativa privada em 1997. “No início da década de 1990 as vendas de vagões da indústria ferroviária foram nulas. Mas o quadro começou a mudar de 1997 em diante. Em 2005, a indústria atingiu o pico de 7,6 mil unidades comercializadas. A expectativa para este ano é de uma comercialização de cinco mil vagões”, explica Abate. As concessionárias de ferrovias Vale, América Latina Logística – ALL e MRS também marcaram presença na Intermodal com estandes próprios, onde divulgaram os novos projetos de cada empresa.

Fonte: JC Logística - Adaptado pelo Site da Logística.

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