BR-101 será duplicada e Bahia ganhará ferrovia.

17-08-2012 21:27

Aos usuários baianos da BR-101, que corta o estado desde a fronteira com o Espírito Santo até a divisa com Sergipe, uma boa e uma má notícia. A boa é que a estrada vai ser totalmente duplicada até Salvador. A má é que ela vai ser pedagiada. "Outra grande notícia é a construção de uma ferrovia no sentido sul-norte, saindo de Belo Horizonte até Recife, passando por Salvador, Aracaju e Maceió. Um tronco absolutamente necessário, principalmente para o polo industrial aqui da Bahia, particularmente de Camaçari", destaca o governador Jaques Wagner.

Ele esteve ontem em Brasília para participar do anúncio da presidente Dilma Rousseff sobre o novo pacote de medidas para rodovias e ferrovias. O investimento em todo o país será de R$ 133,5 bilhões, sendo R$ 42,5 bilhões para a duplicação de 5,7 mil quilômetros de rodovias e 91 bilhões para reforma e construção de 10 mil quilômetros de ferrovias. Do montante, ainda não foi definido quanto virá para a Bahia, mas o governador adianta que "são investimentos grandes".

O economista e professor da Ufba Armando Avena não pensa assim. Para ele, a Bahia "foi pouco contemplada no pacote, pois é o 4º maior estado da federação e tem várias deficiências crônicas". Entre as deficiências não contempladas no pacote, o especialista cita a BR-116, principalmente o trecho de Feira de Santana.

"A 116 é a principal via de escoamento de todo o estado, e já está sobrecarregada", critica. Para ele, outro trecho que "precisa de duplicação urgente" é o que liga os municípios de Mucuri a Eunápolis, no sul do estado.

"Por lá passam centenas de caminhões todos os dias e só tem uma via. Se duplicasse, a Bahia podia ganhar mais investimentos, principalmente na área de celulose, e também ia estimular a economia regional, que iria escoar melhor a produção", projeta Avena, que também se diz desconfiado com relação à concretização das ferrovias anunciadas. "Temos aí a ferrovia Oeste-Leste, que só tem 5% das obras concluídas, e a Juazeiro-Aratu, que foi abandonada. Espero que não aconteça o mesmo com essa".

Pedágio - Mas se você está preocupado com a questão do pedágio, talvez fique menos chateado quando souber que o modelo de concessão das rodovias prevê a seleção das concessionárias pelo menor valor da tarifa a ser cobrada e que a empresa vencedora da licitação só poderá começar a cobrar quando pelo menos 10% das obras previstas estiverem concluídas. O ministro dos Transportes, Paulo Passos, também fez questão de frisar que não será cobrada tarifa na área urbana.

No que diz respeito às ferrovias, o valor da tarifa cobrada também será critério para determinar a empresa vencedora da licitação. Passos disse que serão 12 empreendimentos. Duas ferrovias passarão pela Bahia: uma vinda de Belo Horizonte e a outra de Sergipe. As duas são complementares entre si e passam por Salvador.

A novidade é que os trens interestaduais poderão transportar também passageiros (e não apenas carga, como atualmente) e atingirão velocidade de até 150 quilômetros por hora, segundo o ministro. Pelo cronograma do governo, até 2017 serão R$ 56 milhões investidos nas ferrovias. O resto do montante será diluído em mais 20 anos. O mesmo acontece com as rodovias: R$ 23,5 bilhões até 2017 e os outros R$ 18,5 bilhões até 2032.

A previsão é que, em Salvador, o edital de licitação da BR-101 seja lançado até dezembro deste ano, com resultado em janeiro. Já com relação aos trens, a licitação só deve sair no meio do ano que vem.

"Quando falamos da ligação entre Salvador e Belo Horizonte e Salvador e Recife, estamos falando de integrar o país, o Nordeste brasileiro com o Sul e o Sudeste", comemorou Paulo Passos. Já a presidente Dilma diz estar certa de que a parceria-público-privada (PPP) é a melhor opção: "Reconhecemos as parcerias com o setor privado como oportunidades para a continuidade do crescimento".

Fonte: Correio - Adaptado pelo Site da Logística.

 

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