Codeba, Usuport e Tecon construirão "agenda positiva" para os portos.
17-03-2012 07:48Os anos de desentendimentos e troca de farpas entre a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a Associação de Usuários dos Portos (Usuport) e a Wilson, Sons Terminais (empresa que explora o Terminal de Contêineres (Tecon) de Salvador) parecem ter acabado. Ontem, 15, ao final do debate "Porto de Salvador: panorama e perspectivas", organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) em Salvador, esses três agentes se comprometeram em construir uma agenda positiva para os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus.
De acordo com o diretor de desenvolvimento de negócios da Codeba, Antônio Carlos Tramm, que representou o presidente da Codeba, José Rebouças, no evento, a proposta de construção da agenda partiu do presidente do grupo Paranapanema, Luiz Antônio Ferraz. Tramm disse que teria ficado acertado que a Codeba é quem irá coordenar inicialmente as reuniões do grupo.
"A Bahia precisa se unir em torno dos seus interesses. Não adianta fomentar briga, mas ações acertadas entre o governo e a iniciativa privada que apontem para soluções. Só vamos conseguir isso com pressão, com força política. É por isso que Pernambuco tem obtido sucesso com Suape e o Ceará, com Pecém", argumentou.
TMS - O diretor informou que a liberação da ordem de serviço do Terminal Marítimo de Salvador (TMS) depende da resposta da Codeba a um recurso de uma das empresas concorrentes da licitação, mas que a previsão é que ela seja publicada até o final do mês de março.
Ele disse também que está sendo concluído o projeto de ampliação do quebra-mar de Salvador, no valor de R$ 120 milhões e que, nos próximos 45 dias, deve ser publicada a licitação para um novo terminal de contêineres na ponta norte de Água de Meninos.
Com relação ao Porto de Aratu, ele disse que estão em fase de estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) os arrendamentos para os terminais de granéis sólidos I e II, a ampliação do número de tanques do terminal de granéis líquidos, um novo terminal de granéis líquidos, um armazém e um pátio para minério e um pátio para carretas.
Tecon - O diretor executivo do Tecon no Porto de Salvador, Demir Lourenço Filho, explicou que a burocracia e as questões políticas - que resultaram em uma sucessão de novas administrações da Codeba - teriam prejudicado a modernização do Porto de Salvador e a resolução de questões como a acessibilidade hidroviária (aumento do calado) e a acessibilidade rodoviária, que estaria sendo resolvida com a obra da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos.
"Desde 2005, Salvador está fora da rota dos grandes navios e já poderíamos ter resolvido isso em 2007. A boa notícia é que com a liberação do novo calado de 15 metros e a entrada em operação dos novos equipamentos - três portêineres e seis guindastes do tipo RTG - no segundo semestre, Salvador vai estar novamente na rota dos grandes navios com até 9 mil TEUs (unidade de contêineres de 20 pés)", afirmou.
Segundo ele, o Tecon já possui solicitações de operações de três grandes armadores - MCS, Hamburg Sud e CMA-CGM - e de operadores de cabotagem como a Aliança, Log-in e Mercosul Line.
Presidente da Usuport, Marconi Oliveira disse que até então a autoridade portuária e a iniciativa privada não tinham um projeto comum para a gestão dos portos baianos. "Tramm foi muito feliz ao colocar a necessidade de união para uma maior inserção política da Bahia", assinalou.
Fonte: Gente & Mercado / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.
———
Voltar