Comércio eletrônico faturou R$ 2,6 bilhões no último Natal.

02-01-2012 22:10

O Natal de 2011 foi positivo para o comércio eletrônico. De acordo com a e-bit, a data sazonal cumpriu o previsto e teve um crescimento nominal de 20% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas em shoppings cresceram somente 5,5%, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Entre 15 de novembro e 24 de dezembro de 2011, o faturamento do e-commerce chegou a R$ 2,6 bilhões e o ticket médio ficou em R$ 347. Além disso, o número de pedidos cresceu 27% em relação ao mesmo período de 2010, o que demonstra que os esforços dos lojistas para que problemas como os que ocorreram no Natal passado não voltassem a acontecer.

Dentre as providências, as empresas investiram em logística, tecnologia, centros de distribuição e capacitação de profissionais. O resultado desse trabalho foi a redução na taxa de atrasos, que caiu de 17% em 2010 para 13% em 2011.

A categoria mais vendida foi “Eletrodomésticos”, seguida de “Saúde, Beleza e Medicamentos”, e “Informática”, “Moda & Acessórios”. O grande volume de pedidos na categoria “Saúde, Beleza e Medicamentos” já era característico da data. Porém, “Moda & Acessórios” se consolidou de vez entre os mais vendidos, revelando a preferência dos consumidores em presentear parentes e amigos com vestuário.

Por outro lado, “Livros e Assinaturas & Revistas”, categoria tradicional do e-commerce, ficou de fora do Top 5, ocupando o 6° lugar. “Brinquedos & Games” subiu uma posição em relação a 2010 e ficou na 8° posição do ranking.

“O Natal de 2011 foi muito positivo para o comércio eletrônico no Brasil, principalmente pelo recuo de 4 pontos percentuais nos atrasos, o que demonstra que o setor está amadurecido e mais bem preparado”, conclui Cris Rother, diretora da e-bit.

Fonte: revistanovarejo.com.br - Adaptado pelo Site da Logística.


 

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