Complexo intermodal.
29-10-2012 21:13A Bahia ganhou mais um projeto nas áreas portuária e aeroportuária. No último dia 9, a Kundalini Exportação e Importação, que comercializa produtos agrícolas, abriu um processo de licenciamento ambiental no Ibama para o Porto e Aeroporto Bahia em Movimento - Complexo Multimodal Arcaport. A empresa não retornou os pedidos de informação, mas a julgar pelo que foi apresentado ao Ibama, os planos de investimento no empreendimento, que deverá se instalar no município de Entre Rios, no litoral norte-baiano, são arrojados.
Obras previstas - Entre as obras previstas para a instalação do complexo, estão a construção de terminais e pontes dentro do mar, com 12 mil metros quadrados de área, além de um quebra-mar em formato de "U" com seis andares e 70,8 mil metros quadrados de área. Além disso, há previsão para um pátio ferroviário com capacidade para receber 90 trens com 100 vagões de 100 toneladas e capacidade de armazenagem de dois milhões de toneladas, silos para produtos diversos, pátio para produtos agrícolas, etc. Isso sem falar em um aeroporto internacional alfandegado, com pista de seis mil metros, shopping, resort e condomínios residenciais. O projeto é impressionante, há que se reconhecer, mas fica a dúvida: será que os empreendedores vão conseguir as licenças?
Novembro - Por falar em licenças, as do Complexo Porto-Sul estão chegando a uma data limite. Se as obras não começarem até o fim deste ano, não ficam prontas até o fim de 2014 - prazo estabelecido da Bahia Mineração (Bamin) para começar a escoar a produção de minério de ferro de Caetité para o mundo. "A licença prévia sai até o final de novembro", garante o secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa. Ainda não resolve, porque, para realizar as obras, é preciso ter licença de implantação, reconhece, mas com "todas as arestas aparadas" junto ao Ibama, o secretário aposta no breve início das obras.
Fonte: Coluna Tendências & Mercado /Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.
———
Voltar