Confederação do Transporte aponta que 87,6% das rodovias do Amazonas são ruins ou péssimas.

09-11-2015 11:31

Uma pesquisa divulgada pela Confederação  Nacional do Transporte (CNT) aponta que 87,6%, de um total de 960  quilômetros de rodovias no Amazonas, apresentam algum tipo de  deficiência e foram classificadas como regular, ruim, ou péssimo. A 19º  Pesquisa CNT de rodovias 2015 percorreu e avaliou mais de 100 mil  quilômetros de rodovias pavimentadas no Brasil.

No Amazonas, apenas 12,4% (119 quilômetros) das rodovias tiveram  classificação ‘ótimo ou bom’. Se considerado somente a extensão de  rodovias estadual AM 010, que liga Manaus à Mancapuru, 100% das  avaliações apontam para regular, ruim, ou péssimo.

Além da AM 010, foram avaliadas a BR 174 (Manaus-Boa Vista), BR 319  (Manaus- Porto Velho) e a BR 230, mais conhecida como Transamazônica,  que corta sete estados, entre eles, o Amazonas.

Em relação ao pavimento, onde são consideradas as condições da  superfície da pista principal e do acostamento, 85% da extensão avaliada  no Amazonas foi classificada como regular, ruim, ou péssimo, enquanto  que 14,5% foram considerados ótimos ou bons. Em toda a extensão, 9,2  apresentam a superfície do pavimento desgastada, segundo o estudo.

O tipo de pista, simples ou dupla, a presença de faixas adicionais de  subidas, pontes, viadutos ou sinalização de curvas perigosas e de  encostamento são avaliados no estudo. A pesquisa constatou que 85,5% da  extensão das rodovias não possuem condições satisfatórias de geometria.

O Estado tem 96,4% da extensão das rodovias avaliadas na pesquisa de  pista simples de mão dupla. O CNT estima que são necessários R$ 484,79  milhões de investimentos para a reconstrução, restauração e a manutenção  dos trechos de rodovias danificadas no Estado.

Pontos críticos

O estudo mostra, ainda, que em toda a extensão das rodovias avaliadas  no Amazonas, três trechos foram identificados com erosões na pista e  quatro com buracos grandes. Segundo o estudo, as rodovias com  deficiência reduzem a segurança de quem circula por elas, além de  aumentar o custo de manutenção dos veículos e o consumo de combustível.

No Amazonas, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 53,3% no transporte rodoviário.

Pesquisa

O principal objetivo da Pesquisa CNT de Rodovias é contribuir com o  transportador rodoviário do Brasil, apontando as deficiências e as  necessidades de melhoria da infraestrutura das rodovias por meio de  avaliação dessas características - pavimento, sinalização e geometria da  via.

O modal rodoviário possui a maior participação na matriz de  transporte de cargas (61%) e, segundo o CNT, investir em rodovias e na  integração com os outros modais é fundamental para o desenvolvimento do  país.

Fonte: ACRITCA.COM Manaus (AM) / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.


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