Dilma diz que MP dos Portos vai reduzir custo Brasil.
25-04-2013 20:26A presidente Dilma Rousseff disse que a MP dos Portos reduz o custo Brasil, após cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira. A manifestação da presidente sobre a proposta que tem provocado embates no Congresso foi feita espontaneamente, sem nenhum questionamento da imprensa sobre o tema.
"A lei dos portos vai melhorar uma das coisas essenciais, que é o custo Brasil. No passado, o custo Brasil era o custo da insegurança que se tinha em relação à capacidade do Brasil de pagar sua dívida externa. Hoje, o custo Brasil é uma questão do aumento da nossa competitividade", afirmou.
A presidente disse que o governo tem como meta dobrar a renda per capita do país no prazo de 10 anos e 15 anos, o que demanda elevação da taxa de investimento e do consumo da população e uma infraestrutura melhor. "Temos de melhorar as condições da nossa infraestrutura porque o país está numa trajetória de construir um modelo de crescimento sustentável e de longo prazo", disse.
O relatório da MP dos Portos (Medida Provisória 595), senador Eduardo Braga (PMDB-AM), deve ser votado nesta quarta-feira pela comissão mista que analisa a proposta.
Votação - No Congresso, os líderes partidários fecharam um acordo para viabilizar o início da votação da MP nesta quarta-feira na comissão mista que analisa o tema.
PMDB, PT, PTB, PSDB e PR prometeram não obstruir a votação, embora não abram mão da apresentação de destaques ao texto, em uma tentativa de modificar o relatório do senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
"Não obstruir não significa que eu não vou fazer destaques ou que a votação acaba amanhã", disse o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). "O compromisso é pra viabilizar a votação, porque senão não votamos nunca".
Eduardo Braga disse que deve apresentar um adendo ao relatório amanhã. Nesta manhã, o senador reuniu-se com técnicos da Secretaria de Portos para estudar a redação do relatório.
O deputado Paulinho da Força, do PDT, deixou claro que o partido não tem compromisso com a aprovação do texto, principalmente se houver alterações.
A MP dos Portos perde validade em 16 de maio e depois de ser aprovada na comissão mista, ainda precisa ser referendada pelos plenários da Câmara e do Senado.
Fonte: Valor Econômico / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.
———
Voltar