Grupo começa a preparar obra de ponte que vai ligar Salvador a Itaparica.

05-12-2011 21:31

Ao participar ontem do evento de apresentação dos novos equipamentos adquiridos pelo Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, o governador Jaques Wagner aproveitou a oportunidade para dar notícias sobre uma ideia que acalenta há muito tempo.

Ele disse que na próxima semana publicará um decreto criando um grupo de trabalho para implementar a futura ponte Salvador-Itaparica. Caberá aos técnicos do grupo discutir projetos, estudar a questão das licenças ambientais e das audiências públicas. É a partir desse trabalho que deverá ser elaborada a modelagem do edital de licitação das obras, que o governador previu para 2014.

O secretário de Infraestrutura do estado, Otto Alencar, reforçou a necessidade de começar imediatamente esse trabalho. "As pessoas falam da grande ponte marítima da China, que foi construída em quatro anos, mas o projeto levou oito anos. Essa é a parte mais complicada", observou.

Como a obra prevê um investimento de R$ 6 bilhões, o secretário disse que a tendência é requerer à Assembleia Legislativa a abertura de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), para tocar o projeto. A ideia é que a ponte esteja pronta até 2018.

"Este negócio da ponte vai ser uma coisa que a população vai ter que fazer passeata para ser construída. Porque sair de Salvador só pela BR-324 vai ficar impossível, já que a estrada virou a Paralela em horário de pico", disse Alencar.

Por seu lado, Wagner ainda comentou sobre a Via Expressa, salientando que fez, com o Ministério dos Transportes, um "check list completo" para as obras ficarem prontas até o fim de 2012. A rodovia ligará a BR-324 ao Porto de Salvador.

Novos contêineres aumentam capacidade do porto - Executivos do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon) apresentaram ontem três novos portêineres (grandes guindastes que movimentam os contêineres entre os navios e o porto) que entrarão em funcionamento até o início de fevereiro. Com os equipamentos, o Porto de Salvador se torna capaz de atender os maiores navios de contêineres em operação do mundo e aumenta em 40% sua capacidade. "Passamos de 37 movimentos de contêineres por hora para 55 movimentos", informou Demir Lourenço Júnior, diretor executivo do Tecon Salvador.

Os investimentos nos equipamentos, na dragagem do porto (que teve um aprofundamento de 12 para 15 metros) e na ampliação do berço (que passou de 210 para 377 metros), foi de R$ 180 milhões. Com os novos portêineres, o porto passará a operar com seis equipamentos desse tipo. "Vamos triplicar a capacidade", comemora Lourenço.

O presidente da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Marconi Oliveira, lembra que todos os investimentos na expansão dos portos são bem-vindos, mas que a Bahia ainda se encontra defasada há 10 anos quando o assunto é infraestrutura portuária. "O que precisamos ter essas expansões de forma mais rápida, porque estamos perdendo indústrias para outros estados por causa disto", comenta.

Atraso - Em discurso, o governador Jaques Wagner se disse chateado com a demora nos investimentos no Porto de Salvador. Wagner lembrou que os portos são de competência do governo federal e cabe à Secretaria dos Portos resolver se irá expandir a área de operação do Tecon ou se abrirá licitação.

"Se não quiserem que seja de um único operador, que licitem. Mas espero que a próxima tomada de decisão não demore muito". Em setembro de 2010, o governo federal decidiu ampliar, através de um Termo Aditivo, a área de 44 mil metros quadrados concedidos à Tecon para 118 mil metros quadrados.

Fonte: Correio da Bahia / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar