Hidrovia do Rio Madeira pode abrir fronteira agrícola com a Bolívia.

17-02-2017 08:50

Para o município de Porto Velho e governo do estado, abrir as fronteiras agrícolas através da hidrovia do Madeira pode ampliar a captação de recursos públicos e gerar benesses de reciprocidade fiscal em território boliviano.

A ativação da hidrovia do rio Madeira, que irá ampliar a potencialidade de escoamento de produtos através do porto da capital rondoniense, Porto Velho, despertou o interesse em parcerias comerciais entre o estado de Rondônia e o governo boliviano.

O diretor da Agência de Bosques da Bolívia, uma espécie de ”IBAMA” boliviano, Rolf Kohler, destacou que após um estudo sobre a capacidade agrícola do Departamento de Beni evidenciou-se a necessidade de um elo com o município de Porto Velho.

De acordo com Rolf Kholer, é possível conectar o escoamento da produção agrícola em Beni através da hidrovia do rio Madeira, isso saindo pelo rio Mamoré, chegando até Porto Velho. A abertura dessa fronteira agrícola poderia trazer benefícios para ambos os países, isso dependendo dos acordos que possam ser promovidos entre as partes.

“É de suma importância para o Departamento de Beni associar-se ao estado de Rondônia e voltar nosso comércio para o Atlântico”, afirmou Rolf Kohler.

Para o município de Porto Velho e governo do estado, abrir as fronteiras agrícolas através da hidrovia do Madeira pode ampliar a captação de recursos públicos e gerar benesses de reciprocidade fiscal em território boliviano.

Porém, o desejo boliviano de parceria com o estado rondoniense esbarra na própria legislação boliviana que impede o avanço das atividades agrícolas em diversas áreas consideradas férteis no Departamento de Beni.

Com o fortalecimento da tese de construção de novos portos na região e ampliação do desenvolvimento de produção agrícola, a hidrovia do Madeira pode representar um novo ruma nas relações Brasil-Bolívia.

Fonte: Rondonia ao vivo / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

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