Indignados bloquearão portos dos EUA em dezembro.

01-12-2011 21:03

O movimento pacífico de protestos Ocupar Wall Street (OWS) bloqueará de maneira coordenada os portos da costa oeste dos Estados Unidos no mês próximo, informou hoje um comunicado do grupo.

Para 12 de dezembro estão previstas manifestações conjuntas em Portland (Oregon), Tacoma e Seattle (Washington), bem como em Oakland e Los Angeles (Califórnia), indicou o jornal The Oakland Tribune.

Outros indignados da costa ocidental, entre eles os de Anchorage (Alaska) e Vancouver (Canadá), planejam unir à interrupção portuária, afirmou o apelo.

Uns três mil manifestantes reuniram-se em Oakland no 2 de novembro passado e obrigaram ao fechamento das operações do quinto porto mais ativo dos Estados Unidos.

O anúncio ocorre durante outra jornada de repressão governamental, na qual forças policiais desmantelaram acampamentos de protestos populares em Los Angeles e Filadélfia.

Esquadrões antimotins apresentaram-se à primeira hora da madrugada na praça City Hall californiana e sacaram pela força aos ativistas de OWS quem lideram manifestações contra a inequidade social e econômica na sociedade estadunidense.

Na Filadélfia, durante uma operação similar, os soldados prenderam 40 pessoas depois de desalojar o parque público Dilworth Praça e advertir aos indignados que não podiam reiniciar as demonstrações de rua por ordem da prefeitura.

OWS iniciou suas ações em 17 de setembro em Nova York para exigir à administração do presidente Barack Obama medidas favoráveis à classe trabalhadora, severamente afetada pela crise econômica e uma elevada taxa de desemprego de nove por cento.

Protestam ademais contra o uso de dinheiro público para resgatar a bancos privados, que explodem, asseguram, a 99 por cento da cidadania.

As manifestações estenderam-se às principais cidades da união e divulgou as fronteiras para instalar-se no Canadá, onde também se realizam manifestações em demandas de reduzir os impostos bancários em várias províncias.

Fonte: Prensa Latina / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar