Logística da Bahia precisa de 48 obras para ficar mais eficiente.

09-05-2011 20:02

A Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) divulgou esta semana sua Agenda Mínima para a Infraestrutura da Bahia. O documento propõe uma série de intervenções logísticas entre os anos de 2011 e 2014. A agenda foi entregue ao Governo do Estado e reúne uma lista de 48 ações que os especialistas da Usuport acham necessárias para assegurar a competitividade, a expansão de atividades e atração de novos investimentos para a Bahia.

As ações apontadas neste trabalho, exigem coragem e rapidez dos governantes, para que os objetivos sejam atingidos nestes quatro anos. Conforme análise da Usuport, os investimentos portuários necessários são da ordem de R$ 3 bilhões até 2014. São prioridades a licitação do 2º terminal de contêiner do Porto de Salvador, as licitações do terminal de granéis sólidos e de três novos berços para granéis líquidos e produtos gasosos no Porto de Aratu", destaca trecho do documento.

Os usuários dos Portos da Bahia frisam que esta não é a primeira iniciativa adotada por eles. Em 2007, as autoridades baianas também receberam uma Agenda Mínima para a Infraestrutura do Estado, valida para os anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. O problema é que, no documento anterior, apenas 30% das 27 ações elencadas foram executadas.

A maioria das cobranças para o período até 2014 recai sobre o Governo Federal. A regulação de portos e terminais ocupa o posto mais alto no relatório, pois segundo a Usuport. Para os usuários, portos e terminais continuam muito caros em relação ao resto do mundo, a oferta de infraestrutura e serviços portuários são insuficientes para atender a demanda dos usuários e os índices de produtividade são baixos.

Outro problema é destacado no documento. A vocação baiana para a produção de celulose é indiscutível. Entretanto, toda a produção das regiões de Eunápolis e Mucuri é escoada através do Portocel, no Espírito Santo. Isso não faz sentido, pois a Bahia tem um grande potencial de celulose e, ao mesmo tempo, possui extenso litoral com várias possibilidades para a instalação de portos. A produção de celulose em Eunápolis deve ser movimentada pelo Porto de Ilhéus", ressalta o documento.

Para ter acesso ao relatório completo, clique aqui.

Fonte: PortoGente / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

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