Lotes da Ferrovia Oeste-Leste ainda não têm projeto executivo pronto.

04-05-2012 19:50

A ferrovia Oeste-Leste deveria estar concluída em meados deste ano, mas por causa dos atrasos a Valec prevê a inauguração do primeiro trecho, Ilhéus a Caetité, apenas em 2014.

Já o segundo trecho da ferrovia, que liga Caetité a Barreiras, não tem sequer licença ambiental e será difícil cumprir a previsão da Valec de conclusão em 2015. Dos quatro lotes da ferrovia, apenas os lotes 1 e 4 possuem licença de instalação e dos 9,3 mil operários que deveriam estar trabalhando no pico da obra, apenas 18,7% estão trabalhando.

O pior é que os projetos executivos de quatro lotes da ferrovia ainda não estão prontos. A Valec argumenta que o maior problema foi um erro no projeto básico que fez as empresas contratadas se desmobilizarem. Mas existem também atrasos no fornecimento de informações aos órgãos ambientais e ao Tribunal de Contas da União.

O Ibama vai fazer nova vistoria nas obras na próxima semana e a expectativa é que os quatro lotes do primeiro trecho passem a ter licença ambiental plena após a visita. Com informações de A Tarde.

Fonte: Bahia Econômica / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar