Manaus: Ministro quer leiloar concessão de porto no 2º semestre.

18-04-2011 21:10

 

O governo federal pretende leiloar a primeira concessão à iniciativa privada de um porto público no segundo semestre deste ano.

Segundo o ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos, o primeiro projeto a ser oferecido aos investidores privados deverá ser o segundo porto em Manaus (AM), cuja licitação seria no passado, mas acabou adiada.

"O atual porto já está operando com muitas restrições", justificou o ministro a jornalistas esta semana.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou uma nova regra que permite que investidores privados obtenham concessão para construir e operar novos portos, em um modelo semelhante ao adotado para novas usinas hidrelétricas.

Segundo Cristino, os investidores que vencerem o leilão para construir o segundo porto de Manaus terão que investir cerca de R$ 1,4 bilhão no terminal, que será localizado perto da zona industrial da cidade. O novo porto vai movimentar principalmente contêineres.

"Mas também poderá ser multiuso para granéis líquidos e sólidos", completou o ministro.

Cristino se reuniu com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, para discutir as obras de construção de terminais de passageiros em sete portos, com objetivo de receber turistas na Copa do Mundo de 2014.

Os investimentos, que podem chegar a R$ 1 bilhão, contemplarão os portos de Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, e Manaus.

A intenção da Secretaria de Portos é concluir a construção dos terminais de passageiros até o final de 2013.

No caso dos portos de Santos e do Rio de Janeiro deverá ser necessário trabalho em esquema de três turnos para que o prazo seja atendido.

Fonte: Agência Reuters / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

Voltar