Ministro dos Portos participa de debate sobre investimentos no setor.

15-12-2011 20:06

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, participou nesta semana de debates e apresentações sobre o setor portuário nacional, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Cristino enumerou os investimentos e ações adotados pela Secretaria de Portos (SEP) para aumentar a competitividade, diminuir custo e informatizar o sistema. Dentre as medidas adotadas, o ministro informou o valor de R$ 500 milhões para a implementação do Projeto de Inteligência Logística.

Ao destacar o Porto Sem Papel e o VTMS (duas iniciativas que darão maior segurança na navegabilidade, além de reduzir em até 30% a estadia do navio no porto), Cristino enfatizou a conclusão de mais de 7 obras de dragagem de aprofundamento, além de outras melhorias em cais e acessos. "Quando o PIB de um país cresce, cresce também o comércio e consequentemente a movimentação dos portos. E o Governo está atento a isso", enfatizou.

Ao pontuar a necessidade de integração entre portos de mesma área de influência, o ministro comentou o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), que será divulgado em 2012, como o estudo que trará o atual diagnóstico do setor.

Fonte: A Tribuna On-line / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar