Monitoramento reduzirá tempo de espera de navios nos portos.
05-07-2011 20:11A Secretaria de Portos do Brasil (SEP) selecionou a Unisys para prover serviços de consultoria para o projeto de Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Navios (em inglês, conhecido pela sigla VTMS Vessel Traffic Management System), que irá ajudar os portos a monitorar de maneira mais eficiente o tráfego hidroviário, rastreando a chegada, saída e locomoção de navios no Brasil.
O projeto irá tratar de problemas tais como o congestionamento de navios nos portos brasileiros e dificuldades relacionadas à entrada e saída de embarcações e cargas pelo mar. O projeto VTMS faz parte do programa "Porto Sem Papel" criado pela SEP em abril de 2010 para reduzir a burocracia dos procedimentos portuários, melhorar o intercâmbio de informações no setor e aprimorar a eficiência das operações dos navios.
Em janeiro de 2011, a Unisys finalizou os trabalhos do projeto Carga Inteligente - a primeira fase do "Porto Sem Papel" que oferecerá monitoramento da carga e irá melhorar a segurança do transporte de cagas que entram e saem do Brasil. Com este novo contrato com o projeto VTMS, a Unisys ajudará a SEP a estabelecer procedimentos para reduzir o tempo de espera dos navios que estão localizados fora dos portos; integrar os departamentos responsáveis pelo monitoramento dos navios, facilitar a troca de informações e levar a uma navegação segura; e proteger a vida e o ambiente marinhos nas áreas onde há uma intensa movimentação de navios.
O projeto está sendo patrocinado pela Agência dos Estados Unidos para Comércio e Desenvolvimento (USTDA) com o intuito de estreitar as relações comerciais com o Brasil.
Durante o projeto, a Unisys analisará as operações, documentações, fluxos de informações e negócios de portos e navios; desenvolverá uma solução para o quadro geral de VTMS utilizando as melhores práticas do mercado, procedimentos e tecnologias.
Os primeiros portos contemplados nesse novo projeto serão os portos do Rio de Janeiro (RJ), Itaguaí (RJ), Salvador (BA) e Rio Grande (RS). O projeto será apresentado pela Unisys, USTDA e SEP no dia 30 de junho em Brasília e deve ser concluído em março de 2012.
Porto Sem Papel - O programa "Porto Sem Papel" é dividido em vários módulos, entre eles o VTMS (para rastreamento de navios) e Carga Inteligente (monitoramento de cargas). O programa também ajuda a tratar de temas tais como comércio ilícito, crimes e terrorismo.
O programa foi desenvolvido de modo a criar um Portal de Informações Portuárias, integrando em apenas um banco de dados as informações de interesse dos agentes de navegação e dos órgãos públicos que acompanham e controlam as embarcações nos portos marítimos do País.
A Unisys traz para o projeto anos de experiência com tecnologias seguras, monitorando e rastreando cargas em todo o mundo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unisys / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.
———
Voltar