Multiterminais amplia as operações de contêineres.

29-12-2011 19:50

A Multiterminais, com operações de contêineres e carros no porto do Rio, começou a receber novos equipamentos importados da China dentro do projeto de expansão que prevê investimentos de mais de R$ 400 milhões para dobrar a capacidade de movimentação de cargas até 2014. Dois portêineres, usados para manuseio dos contêineres nos navios, produzidos pela chinesa ZPMC, já chegaram à MultiRio, a empresa de carga geral do grupo, e vão permitir aumentar a produtividade do terminal em 25% a partir de 2012.

Com os novos equipamentos, o movimento da MultiRio vai passar dos atuais 43 contêineres/hora para 54 unidades/hora em 2012. Em dezembro de 2014, a produtividade deve atingir 80 unidades/hora. Os novos portêineres têm maior alcance, podendo pegar até 19 fileiras de contêineres ao largo do navio e custaram US$ 15 milhões. A MultiRio vai fechar o ano com movimentação de 256 mil TEUs (contêiner equivalente a 20 pés), com crescimento de 16% sobre 2010. Para 2012, prevê crescer 8%.

Luiz Henrique Carneiro, presidente da MultiRio e da MultiCar, especializada na logística portuária de carros, disse que no projeto de expansão estão previstos seis portêineres, dos quais três já estão no terminal (o terceiro alcança 17 fileiras de contêineres).

O plano também considera a compra de 30 RTGs, pôrticos rolantes para empilhar contêineres nos pátios. Hoje, é esperado no terminal um navio que vai desembarcar 6 RTGs também produzidos pela ZPMC, que custaram US$ 8 milhões. Os RTGs vão permitir aumentar a capacidade instalada do terminal em 40%, dos atuais 420 mil TEUs para 585 mil TEUs em 2012. Em 2014, a capacidade da MultiRio será de 1 milhão de TEUs.

Carneiro disse que os investimentos em equipamentos somam R$ 175 milhões, cerca de 40% do desembolso previsto na expansão do grupo, que é de R$ 444 milhões. O valor engloba a compra de equipamentos e obras civis no terminal. O valor a ser investido era maior, de R$ 492 milhões, mais caiu 10% como resultado da prorrogação até 31 de dezembro de 2015 do Reporto, regime tributário especial que isenta ou suspende tributos federais na compra de equipamentos portuários.

Carneiro acrescentou que está em curso o licenciamento ambiental das obras de expansão dos terminais, no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que recebeu os relatórios em outubro. Os dois terminais (MultiRio e MultiCar) têm juntos 712 metros de cais, comprimento que vai ser ampliado para 1.160 metros. A expansão do berço, aliada a uma dragagem já realizada, permitirá à MultiRio não só receber navios de maior capacidade como também atender grandes embarcações, simultaneamente.

Carneiro afirmou que em 2012 a empresa deve lançar licitação para contratar um pacote de obras com empreiteiras para expansão dos cais e a construção do edifício-garagem da MultiCar.

Fonte: Valor Online - Adaptado pelo Site da Logística.

 

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