Novo porta-contêineres da armadora brasileira é inaugurado no Porto de Santos.

01-12-2011 21:08

A escala do navio no Porto de Santos, nesta quarta-feira, foi curta. Durou menos de 24 horas. Mas o tempo foi mais que suficiente para o embarque de 400 contêineres, sob o raro tremular de uma bandeira nacional. Fez-se histórica por ser a primeira parada do Log-in Jatobá, mais novo porta-contêineres da Login Logística Intermodal, armadora nacional que opera na navegação de cabotagem. Com capacidade para 2.800 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), a embarcação teve como primeiro destino comercial o Terminal 35 da Libra, na Ponta da Praia. E partiria ainda nesta madrugada para Itajaí, em Santa Catarina.

Cheira a tinta fresca e tapetes novos o interior do segundo porta-contêineres construído em solo nacional nos últimos 15 anos. Ele tem 218 metros de comprimento, 29,8 metros de boca (largura) e calado máximo de 11,6 metros. O navio é considerado obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): R$ 157 milhões de puro aço naval e tecnologia flutuantes. Nenhum luxo para um setor que ainda tende a crescer, em parte garantido por uma boa reserva de mercado.

Créditos: Carlos Nogueira - 30/11/2011

Embarcação atracada no Terminal 35, da Libra, onde realizou sua primeira operação

A Log-in foi criada há quatro anos e teve um início auspicioso. Neste período, aumentou em 27% anuais seu transporte de contêineres por cabotagem. Para a próxima meia década, a tendência é manter ascensão de ao menos 10% ao ano. “Nos últimos sete ou oito anos, ficou melhor.E acho que não só para a cabotagem”, disse o diretor-presidente da Log-in, Vital Jorge Lopes, sobre a economia do País, em entrevista na tarde desta quarta, na ponte de comando da embarcação. “Para cada contêi-ner que transportamos, há outros três que deixamos de transportar”.

Lopes elogiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ele, “O presidente que deu mais apoio à indústria naval brasileira”.

Créditos: Carlos Nogueira - 30/11/2011

Embarcação recebeu 400 contêineres em sua primeira escala

O Jatobá é o segundo de cinco irmãos que ganharão os mares costeiros até 2014, todos  conteineiros com a mesma capacidade de transporte. O primeiro, Jacarandá, começou a navegar em junho passado e, desde então, passou algumas vezes por Santos.

Outros dois graneleiros (ou bauxiteiros, pois carregarão este tipo de alumínio), com 80 mil toneladas de capacidade cada, serão construídos neste ínterim, a um custo global de R$ 300 milhões.

O navios serão construídos pelo Estaleiro Ilha S. A. (Eisa), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Segundo a Login, todos serão 100% nacionais. Nos próximos dois anos, serão gerados 2 mil empregos diretos e outros 4 mil indiretos com as obras.

O investimento global com as sete embarcações será pouco maior que R$ 1 bilhão –  90% financiados pelo Fundo de Marinha Mercante, tendo como agente financeiro o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O restante será garantido pelas receitas da própria Log-in ou pelo capital levantado em oferta de ações, realizada em 2008.

A armadora opera hoje com cinco embarcações, sendo três delas afretadas. O objetivo é contar somente com embarcações próprias até 2014.

Entre os clientes da companhia de navegação estão a LG, a Braskem, a Whirlpool e a Usiminas, entre outras 2 mil empresas. A opção delas pelo modal aquaviário para o transporte de seus produtos, ao invés do rodoviário, dá suporte ao crescimento da cabotagem, segundo o presidente da Log-in.

Fonte: atribuna.com.br - Adaptado pelo Site da Logística.

 

 

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