O Brasil e os contêineres.

01-10-2015 11:57

No peso total de contêineres transbordados em portos holandeses –  especialmente em Roterdã, o maior porto de contêineres da Europa –,  houve um crescimento de 25% desde 2000, enquanto o transbordo de  mercadorias a granel diminuiu 2% durante o mesmo período. Com a  conclusão do projeto Maasvlakte 2, os maiores navios porta-contêineres  poderão chegar a Roterdã, o que faz prever um aumento ainda mais  significativo no manejo de contêineres neste porto. O transporte de  contêineres responde por 20% do peso total do transporte de mercadorias  nos portos holandeses. À falta de números confiáveis sobre a  movimentação de cargas no Brasil, pode-se imaginar que essa proporção  seja semelhante à que se registra nos portos brasileiros.

Tal situação é levantada pelo empresário Milton Lourenço, presidente da Fiorde Logística Internacional, para lembrar que o Brasil  não dispõe de nenhum projeto semelhante a Maasvlakte 2. Ou seja: "o  País não deverá acompanhar no mesmo ritmo esse crescimento na  movimentação de contêineres. E tampouco deverá se preparar adequadamente  para esse futuro porque o atual governo não dispõe de recursos para  novos investimentos. Pelo contrário. Em luta pela própria sobrevivência  política, o que mais tem feito é cortar investimentos em áreas  essenciais para a economia."

Fonte: PortoGente / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.


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