Os trilhos da Bahia.

23-07-2013 14:10

A polêmica em torno da saída da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) da operação da linha Alagoinhas-Juazeiro está sendo nutrida por informações incorretas, segundo o ministro César Borges (Transportes). Ele pontua uma série de decisões governamentais que põe o debate nos trilhos. E dá para se ver que não é nada do que se está dizendo.

1- Não foi a FCA quem devolveu a ferrovia e sim o governo quem pediu. E o fez porque pretende implementar outras iniciativas que não seriam possíveis com o contrato vigente.

2- Dentro do Programa de Investimentos em Logística (PIL) o governo tem projetado a construção de 11 mil km de ferrovias, dos quais mais de dois mil na Bahia.

3- Estão projetadas as linhas Belo Horizonte-Feira de Santana-Salvador; a Feira de Santana-Ipojuca (Pernambuco); e a Feira de Santana-Parnamirim (Rio Grande do Norte). Destas, as duas primeiras devem ser licitadas ainda este ano ou início do próximo.

4- A FCA não vai acabar ou haverá demissões. Continuará operando até que a nova malha fique pronta.

César diz que o contrato feito pelo governo com a FCA, 17 anos atrás, é cheio de defeitos. O principal deles foi a não exigência de investimentos na atual ferrovia, o que a deixou degradada e ultrapassada.

- A Bahia é um dos Estados mais bem contemplados no PIL. Terá mais de 2 mil km dos 11 mil projetados.

Fonte: A Tarde / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

 

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