Polo Industrial de Camaçari pode receber US$ 12 bilhões até 2015.

15-06-2012 20:36

Os recursos que vêm sendo investidos desde 2007 no Polo de Camaçari vão atingir a cifra de US$ 12 bilhões até 2015, número que representa o dobro dos investimentos realizados no complexo industrial nos primeiros anos de sua criação.

Os novos empreendimentos que se instalarão na região nos próximos cinco anos vão gerar mais de 17 mil novos postos de trabalho, assim como uma demanda estimada de cinco mil profissionais para reposição de mão de obra.

A expectativa agora é que investidores e o governo do Estado sentem e consigam viabilizar intervenções estruturantes, sobretudo na logística do complexo, permitindo o escoamento das produções e o deslocamento dos trabalhadores, que sofrem para ir e vir todos os dias para Camaçari.

Segundo análise do governo estadual, o carro-chefe desse crescimento no Polo será a implantação do projeto acrílico da Basf, que vai operar a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América Latina, com um investimento superior a 500 milhões de euros, o maior aporte da BASF ao longo de sua história de cem anos na América do Sul.

Em razão da perspectiva de novos investimentos para a região, a Prefeitura e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com entidades empresariais e instituições de ensino elaboraram um documento que foi apresentado ontem à tarde (13) ao governador Jaques Wagner.

O documento aponta as necessidades de investimento tanto do setor público quanto privado para o desenvolvimento econômico e social da região nos próximos anos, estabelecendo uma agenda positiva com foco na preparação da infraestrutura e da qualificação de mão de obra para atender às novas demandas da indústria.

O documento entregue ao governador pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e pelo superintendente-geral do Cofic, Mauro Guimarães Pereira, acompanhados por entidades de classe da indústria e do comércio, e do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, resultou do Fórum Camaçari, Polo de Oportunidades, realizado em março.

O governador reconheceu a importância da iniciativa, afirmando que os pedidos encaminhados serão analisados pelos órgãos competentes. "Junto com a iniciativa privada, faremos todo o esforço necessário para trazer mais emprego e renda para a Bahia, dando condições às empresas de se instalarem na região", disse o governador.

Dentre as sugestões apresentadas a Wagner, está a implantação de uma extensão do parque tecnológico nas instalações do Ceped, em Camaçari; a implantação da infraestrutura da área de expansão do Polo Industrial; ampliação da infraestrutura portuária e a duplicação da Via Atlântica e a transformação da Via Cascalheira em uma avenida de integração com a malha urbana.

Fonte: Tribuna da Bahia - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar