Por que Engenharia Logística? (Parte II)

11-02-2011 21:05

Por Leonardo Sanches de Carvalho

O primeiro artigo dessa “saga” tratou de provocar discussões sobre a necessidade de um profissional mais eclético na área de Logística que seria formado por um curso de ENGENHARIA LOGÍSTICA. Buscou-se contextualizar as necessidades e carência do Brasil nessa área e mostrar a aderência do mercado com o perfil desse profissional. Agora, a discussão volta-se para as características do curso de ENGENHARIA LOGÍSTICA, pois, alguns profissionais das áreas de Administração e Engenharia argumentam que existem disciplinas obrigatórias de um currículo de Engenharia que não teriam sinergia ou ligação direta com a atividade Logística. O objetivo desse artigo é mostrar que todas as disciplinas do currículo mínimo obrigatório de um curso de ENGENHARIA são completamente aderentes e aplicáveis a área de LOGÍSTICA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em engenharia estabelecem, em linhas gerais, o mínimo necessário para que um curso de graduação funcione com a autorização do Ministério da Educação (MEC) dentro de um tipo de padrão de qualidade. Esses padrões contêm as disciplinas obrigatórias que versam sobre os “Conteúdos Básicos”, seriam eles: Comunicação e Expressão; Informática; Expressão Gráfica; Matemática; Física; Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Química; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciências do Ambiente; Humanidades; Ciências Sociais e Cidadania.

O conjunto de conhecimentos que aborda expertises em Comunicação, Expressão Gráfica, Matemática, Física e Química tratam-se de ciência básica e servem de lastro e ferramental para se trabalhar outros conhecimentos mais específicos ao núcleo duro do curso. Partindo-se para a Informática, torna-se desnecessário ratificar a sua aplicabilidade em todas as áreas de conhecimento, principalmente na Engenharia, onde a dinâmica de atualização de ferramentas computacionais é ímpar. Mais especificamente na área de Logística esse conjunto de conhecimentos seria de extrema importância nas competências relacionadas aos sistemas de gestão, simulação computacional, rastreabilidade, roteirização entre outros.

Partindo-se agora para as disciplinas que embora façam parte do grupo de “Conteúdos Básicos”, são mais afins com a área de Engenharia, pode-se perceber claramente a aderência das mesmas com a Logística. Inicialmente abordaremos as competências estudadas na disciplina de Fenômenos dos Transportes. Pode-se questionar que assuntos relacionados a fluídos e escoamentos não teriam relação com a área de Logística. Ledo engano! Vale ressaltar que um importante modal de transporte – dutoviário – trabalha exatamente com escoamento de fluídos. Assim sendo o profissional de logística, ou melhor, o ENGENHEIRO LOGÍSTICO necessitaria desse conjunto de conhecimentos para atuar bem em sua profissão.

Outro bom exemplo são as competências relacionadas à Ciência e Tecnologia dos Materiais, pois o profissional de Logística atua fortemente com ações e equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais, além da preservação de estoques, e essas atividades demandam um conhecimento mínimo de Tecnologia dos Materiais - do que é, como é feito, como foi produzido, quais as características físico-químicas e mecânicas - uma vez que todas as operações de movimentação e armazenagem serão planejadas em consonância com esses atributos.

Assuntos inerentes a disciplinas de Ciências do Ambiente vão de encontro aos conceitos modernos de Logística Verde e Gestão de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis, tornando seu estudo imprescindível para o profissional de Logística.

As competências inerentes ao conjunto de disciplinas da área de humanas – Ciências Sócias, Humanidades e Cidadania – são bastante transversais e a sua importância para a Engenharia Logística também é lugar comum, uma vez que as relações interpessoais estão se tornando cada vez mais importantes nos ambientes de trabalho, suplantando, em alguns casos, o conhecimento técnico.

Percebe-se assim que foi uma tarefa relativamente fácil relacionar o conjunto de conhecimentos necessários de um profissional de logística com o conjunto de “Conteúdos Obrigatórios” de um curso de ENGENHARIA. Dessa maneira volta-se a viabilidade da concepção de cursos de ENGENHARIA LOGÍSTICA, principalmente em um cenário sócio-econômico onde estão previstos mega-eventos com conseqüências permanentes, onde a importância central é a LOGÍSTICA, como: Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Exploração do Pré-Sal, Super Porto do Açu, sem falar em todas as obras de infra-estrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Enfim, há muito que a LOGÍSTICA deixou de ser coadjuvante na economia mundial, existem cursos de ENGENHARIA LOGÍSTICA na maioria dos países considerados desenvolvidos, vários deles possuem até Ministério da Logística e, infelizmente, mais uma vez o Brasil está apático as rápidas transformações mundiais.

Leia também a Parte I!

 

Leonardo Sanches de Carvalho é Engenheiro Mecânico, Mestre em Administração e MBA em Logística e Distribuição. Trabalhou em empresas de grande porte como General Electric e VALE. Atualmente é gerente da área de Logística e Gestão da Produção do SENAI CIMATEC.

Voltar

Comente esse artigo!

Data 25-10-2013

De Marcos

Assunto Re:ENGENHARIA LOGISTICA SP ?

Responder

A Unip no próximo mês vai abrir inscrições para o curso de MBA em Engenharia Logística. Será na unidade Marquês de São Vicente - Água Funda.

Data 05-07-2013

De Lucas

Assunto Engenharia de Transportes e Logística

Responder

A Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville proporciona o curso de engenharia de transportes e logística a nível de graduação !

Data 08-02-2013

De Georjia Valentina

Assunto Engenharia de logística

Responder

Comecei a fazer um curso técnico em logística no Senai Cimatec,e gostaria de saber qual o melhor curso que eu poderia fazer assim que eu terminar o curso e que eu possa se desenvolver e ganhar muito bem

Data 21-09-2012

De Mozarte Santos Santana

Assunto Engenharia de Logística

Responder

tem um curso chamado Engenharia de Sistemas Logísticos na USP, mas é em nível de mestrado.

Data 14-07-2012

De Amanda Tram

Assunto Engenharia Logistica

Responder

Oi,
Eu moro em Belo Horizontee faço logistica. vocÊs sabem se aqui tem o curso Engenharia Logistica?

Data 03-06-2013

De Diego Silva

Assunto Re:Engenharia Logistica

Responder

entre nesse site.

https://www.ietec.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-engenharia-logistica/

Data 24-04-2014

De Osmar

Assunto Re:Engenharia Logistica

Responder

Oi Amanda, o curso que você procura tem sim ai em BH. Veja o local e o telefone. no link do google.

https://www.ietec.com.br/cursos/pos-graduacao/pos-graduacao-em-engenharia-logistica/

Data 27-06-2012

De ENG.MARCELO

Assunto ENGENHARIA LOGÍSTICA

Responder

AGORA TODOS QUEREM SE TORNAR ENGENHEIROS. TEM QUE TER MUITO C** PARA SER UM.

Data 28-09-2012

De DELEY estudante de eng.

Assunto Re:ENGENHARIA LOGÍSTICA

Responder

As faculdades estão cheias de estudantes mas não é só no curso de eng. e que estiver querendo cursar eng. vai fundo que é um bom curso

Data 28-05-2012

De Elias Gomes

Assunto Engenharia de logistica

Responder

Sou estudante do curso tec. em logistica, me formo agora no meio do ano e quero muito dar seguimento nos meu estudos.
Engenharia logistica se torna fundamental, e é um pena que um pais como o Brasil já nao tenha tornado isso possivel, onde a demanda por profissionais desse ramo se torna muito grande.