Por que Engenharia Logística? (Parte II)

11-02-2011 21:05

Por Leonardo Sanches de Carvalho

O primeiro artigo dessa “saga” tratou de provocar discussões sobre a necessidade de um profissional mais eclético na área de Logística que seria formado por um curso de ENGENHARIA LOGÍSTICA. Buscou-se contextualizar as necessidades e carência do Brasil nessa área e mostrar a aderência do mercado com o perfil desse profissional. Agora, a discussão volta-se para as características do curso de ENGENHARIA LOGÍSTICA, pois, alguns profissionais das áreas de Administração e Engenharia argumentam que existem disciplinas obrigatórias de um currículo de Engenharia que não teriam sinergia ou ligação direta com a atividade Logística. O objetivo desse artigo é mostrar que todas as disciplinas do currículo mínimo obrigatório de um curso de ENGENHARIA são completamente aderentes e aplicáveis a área de LOGÍSTICA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em engenharia estabelecem, em linhas gerais, o mínimo necessário para que um curso de graduação funcione com a autorização do Ministério da Educação (MEC) dentro de um tipo de padrão de qualidade. Esses padrões contêm as disciplinas obrigatórias que versam sobre os “Conteúdos Básicos”, seriam eles: Comunicação e Expressão; Informática; Expressão Gráfica; Matemática; Física; Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Química; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciências do Ambiente; Humanidades; Ciências Sociais e Cidadania.

O conjunto de conhecimentos que aborda expertises em Comunicação, Expressão Gráfica, Matemática, Física e Química tratam-se de ciência básica e servem de lastro e ferramental para se trabalhar outros conhecimentos mais específicos ao núcleo duro do curso. Partindo-se para a Informática, torna-se desnecessário ratificar a sua aplicabilidade em todas as áreas de conhecimento, principalmente na Engenharia, onde a dinâmica de atualização de ferramentas computacionais é ímpar. Mais especificamente na área de Logística esse conjunto de conhecimentos seria de extrema importância nas competências relacionadas aos sistemas de gestão, simulação computacional, rastreabilidade, roteirização entre outros.

Partindo-se agora para as disciplinas que embora façam parte do grupo de “Conteúdos Básicos”, são mais afins com a área de Engenharia, pode-se perceber claramente a aderência das mesmas com a Logística. Inicialmente abordaremos as competências estudadas na disciplina de Fenômenos dos Transportes. Pode-se questionar que assuntos relacionados a fluídos e escoamentos não teriam relação com a área de Logística. Ledo engano! Vale ressaltar que um importante modal de transporte – dutoviário – trabalha exatamente com escoamento de fluídos. Assim sendo o profissional de logística, ou melhor, o ENGENHEIRO LOGÍSTICO necessitaria desse conjunto de conhecimentos para atuar bem em sua profissão.

Outro bom exemplo são as competências relacionadas à Ciência e Tecnologia dos Materiais, pois o profissional de Logística atua fortemente com ações e equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais, além da preservação de estoques, e essas atividades demandam um conhecimento mínimo de Tecnologia dos Materiais - do que é, como é feito, como foi produzido, quais as características físico-químicas e mecânicas - uma vez que todas as operações de movimentação e armazenagem serão planejadas em consonância com esses atributos.

Assuntos inerentes a disciplinas de Ciências do Ambiente vão de encontro aos conceitos modernos de Logística Verde e Gestão de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis, tornando seu estudo imprescindível para o profissional de Logística.

As competências inerentes ao conjunto de disciplinas da área de humanas – Ciências Sócias, Humanidades e Cidadania – são bastante transversais e a sua importância para a Engenharia Logística também é lugar comum, uma vez que as relações interpessoais estão se tornando cada vez mais importantes nos ambientes de trabalho, suplantando, em alguns casos, o conhecimento técnico.

Percebe-se assim que foi uma tarefa relativamente fácil relacionar o conjunto de conhecimentos necessários de um profissional de logística com o conjunto de “Conteúdos Obrigatórios” de um curso de ENGENHARIA. Dessa maneira volta-se a viabilidade da concepção de cursos de ENGENHARIA LOGÍSTICA, principalmente em um cenário sócio-econômico onde estão previstos mega-eventos com conseqüências permanentes, onde a importância central é a LOGÍSTICA, como: Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Exploração do Pré-Sal, Super Porto do Açu, sem falar em todas as obras de infra-estrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Enfim, há muito que a LOGÍSTICA deixou de ser coadjuvante na economia mundial, existem cursos de ENGENHARIA LOGÍSTICA na maioria dos países considerados desenvolvidos, vários deles possuem até Ministério da Logística e, infelizmente, mais uma vez o Brasil está apático as rápidas transformações mundiais.

Leia também a Parte I!

 

Leonardo Sanches de Carvalho é Engenheiro Mecânico, Mestre em Administração e MBA em Logística e Distribuição. Trabalhou em empresas de grande porte como General Electric e VALE. Atualmente é gerente da área de Logística e Gestão da Produção do SENAI CIMATEC.
 

 

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Data 15-01-2016

De janaina duarte

Assunto e hoje em 2016 o que fazermos

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muito bom os ponto de vista mas nessa data de 2016 ainda não somos reconhecido e ate mesmo ignorado por muitos profissionais.

Data 18-10-2011

De Adão Corrêa

Assunto Engenharia Logistica

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Espero que o assunto progrida e seja assimilado pelos ministérios competentes. Pois, na Logística há especifidades que o tecnólogo não alcança, assim, como as 'Pos Graduações'. E como foi demonstrado pelo professor Leonardo, carece o profissional da logística do enfoque da engenharia para muitas decisões no dia dia.

Data 18-10-2011

De Fabiano

Assunto Engenharia de Logística

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Já existe o curso ENGENHARIA DE TRÁFEGO E LOGÍSTICA em andamento na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina sendo lecionado no CEM - Centro de Engenharia da Mobilidade em Joinville/SC. (abriu em 2009.2 juntamente com o CEM, outros seis cursos também, como: Naval e Oceanica, Aeroespacial, de Infraestrutura, Automobilística, Ferroviária e por fim Mecatronica).

Data 18-10-2011

De Ederson Carvalho

Assunto Engenharia de Logística

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Na empresa em que trabalho, tem vagas abertas para este cargo ENGENHARIA DE LOGISTICA. Com salário equivalente a um engenheiro Mecanico, mas os pre requisitos não sao muito bem esclarecidos , sou tecnologo em log, e não me enquadro no perfil da vaga. Fica a pergunta o quwe preciso estudar para ser um engenheiro em logistica? perguntas não se acabam para este assunto, Enquanto não houver um conselho federal sobre logistica estaremos sempre correndo por fora!!!

Data 18-10-2011

De Cleber Serafim

Assunto ENG LOG

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Sou formando do curso superior em Tecnologia de Logistica pela FATEC SP e na empresa em que trabalho, nao reconhecem o curso chegando a dar preferencias para Eng de qualquer formacao a tecnologo especialista. De fato necessita-se muito desse curso ou o reconhcimento do Tecnolgo formado em uma instituicao seria.

Data 18-10-2011

De Luis Kolz Bicalho

Assunto Engenharia Logistica

Responder

O artigo é muito coerente, a logística esta articulada em todas as operações de uma empresa, pôr ser uma fonte de recursos e informações, estamos atrasados em não termos um curso de engenharia logística no Brasil, principalmente em áreas que hoje são exigidos como pré-requisito a formação em engenharia, como é o caso de compras. Onde as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade são geradas pelo profissional de logística.