Porto em Vitória recebe navio do tipo VLOC da Vale.

01-02-2012 20:16

O Porto de Tubarão, em Vitória, recebeu ontem o navio  Vale Rio de Janeiro , do tipo Very Large Ore Carrier (VLOC), representando a primeira etapa do projeto da Vale no Estado para receber os maiores navios mineraleiros do mundo.

O navio possui capacidade de transportar 400 mil toneladas de minério e já atracou nos portos de Ponta da Madeira, no Maranhão, em Taranto, na Itália, Roterdão, na Holanda e, após atracar em Vitória, seguirá para Porto de Sohar, em Omã.

O navio foi encomendado pela companhia para o estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. A Vale encomendou um total de 35 navios para estaleiros deste país e da China, os quais serão entregues até 2013, com operação exlclusiva para a compangia.

Em nota, a Vale  informou  que este tipo de navio visa ligar os terminais marítimos da empresa no Brasil a seus clientes asiáticos e europeus, a fim de maximizar a eficiência das operações, reduzir o custo de  transporte transoceânico de minério de ferro para as siderurgias, além de reduzir as emissões de carbono.

A companhia ainda comunicou que, a partir de 2014, está previsto o início da operação do porto Subic Bay, nas Filipinas e o centro de distribuição na Malásia.

Fonte: Porto Gente / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar