Porto Sem Papel na Codeba.

08-11-2011 21:42

A Secretaria de Portos da Presidência da República iniciou a implantação do projeto Porto Sem Papel nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. O primeiro passo foi dado nesta segunda-feira (7), no auditório da Codeba, com a apresentação detalhada do projeto pela Serpro para gestores da Companhia, Capitania dos Portos, Polícia Federal, Anvisa, Vigiagro e Receita Federal. As próximas atividades são os cursos para operacionalização do Portal de Informações Portuárias e do Sistema Concentrador de Dados.

Todas as informações relacionadas à logística dos portos marítimos brasileiros estão reunidas no Portal de Informações Portuárias idealizado pela SEP e considerado como a Janela Única Portuária Brasileira. Será a via de acesso para fornecimento de informações logísticas do processo portuário, ou seja, solicitações de atracações e desatracações das embarcações, autorizações e anuências, operações portuárias e também o acesso ao Cadastro Nacional Portuário. O portal ainda possibilita a divulgação de notícias dos órgãos envolvidos na logística portuária; o acesso a um glossário específico relativo aos portos, embarcações e logística portuária, e a disponibilização de um acervo de artigos técnicos.

Segundo a SEP, até o final de 2012, o Porto Sem Papel estará implantado nos 34 portos marítimos brasileiros. "O foco do projeto é a área de logística", disse Lisley Depiere Paulela, coordenadora de Negócios Portuários da Superintendência de Relacionamento com Clientes, Administração Tributária e Comércio Exterior. "É uma troca de informação no momento certo, com integração, visando agilizar e melhorar o nível de informação no sistema portuário", completou.

Na opinião do diretor presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, o objetivo pretendido do projeto Porto Sem Papel é simplificar o processo informativo dos diversos agentes portuários, padronizando as informações requeridas pelos órgãos envolvidos nos processos de importação, exportação e cabotagem. "Todas as informações são colhidas em uma janela 'única', racionalizando os procedimentos e aumentando a eficiência com relação ao tempo e a redução de custos das empresas em suas transações com várias autoridades governamentais, a fim de obter permissões e as licenças para cargas movimentadas", esclareceu.

"Participar deste processo, garante à CODEBA mais um passo na modernização de seus processos e principalmente aumenta a atratividade no uso dos seus portos", enfatizou Rebouças.

Fonte: Ascom - Codeba / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar