Em 2010, 60.282 pessoas foram beneficadas pelo PEQ. No final do primeiro semestre deste ano, outras 15 mil pessoas vão se formar nos cursos oferecidos. Há cursos em diversas áreas, como motoristas, recepcionistas, logística, e segmentos como turismo, setor portuário, construção civil, setor de serviços, gastronomia.
Para se inscrever, os interessados devem se cadastrar no Programa Emprega SP, no Portal do Emprego, do governo paulista. As inscrições também podem ser feitas em um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), levando RG, CPF e carteira de trabalho.
A maioria dos cursos não exige ensino fundamental completo. Os alunos recebem auxílio-transporte, lanche e material didático e uma bolsa-auxílio de R$ 210 mensais por até três meses. Para ter direito à bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.
Os cursos têm carga horária de cerca de 230 horas e estão divididos em habilidades gerais (150 horas) - com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) - e em habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.
Fonte: g1.globo.com - Adaptado pelo Site da Logística.