Projeto Trens Regionais
17-04-2013 08:50Sobre o Programa de Trens Regionais de passageiros, o Ministério dos Transportes esclarece o que segue:
Está em andamento o Plano de Revitalização das Ferrovias onde temos o Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros. Neste programa existe o Projeto Trens Regionais, reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES, nos anos 90. Nessa retomada foram pré selecionados 14 trechos dentre os 64 trechos originais para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal (EVTESAJ) para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular. Os trechos são:
Estado |
Trecho |
Quilometragem |
SE |
São Cristóvão - Aracajú - Laranjeiras |
40 km |
PR |
Londrina - Maringá |
122 km |
RS |
Bento Gonçalves - Caxias do Sul |
65 km |
PE |
Recife - Caruaru |
139 km |
RJ |
Campos - Macaé |
94 km |
MG |
Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete |
149 km |
SC |
Itajaí - Blumenau - Rio do Sul |
146 km |
RS |
Pelotas - Rio Grande |
52 km |
SP |
Campinas - Araraquara |
192 km |
RJ |
Santa Cruz - Mangaratiba |
49 km |
MG |
Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba |
217 km |
SP |
São Paulo - Itapetininga |
199 km |
BA |
Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas |
238 km |
MA/PI |
Codó – Teresina - Altos |
205 km |
Adicionalmente foi incluído o trecho São Luis – Itapecurú-Mirim, no Estado do Maranhão, que terá também a finalidade de suprir a necessidade de transportes em Bacabeira/MA, onde será instalado o maior complexo industrial da região e haverá uma grande demanda de transportes de trabalhadores.
O Ministério dos Transportes finalizou os estudos de viabilidade entre os trechos de Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul, e Londrina a Maringá, no Estado do Paraná.
Foram contratados, no período 2011/2012, estudos para quatro novos trechos: Pelotas – Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas – Feira de Santana, no Estado da Bahia, Teresina/PI – Codó/MA e São Luis – Itapecurú-Mirim, no estado do Maranhão.
Somente os estudos de viabilidade (EVTESAJ) determinarão as melhores soluções técnicas para cada projeto, o que, dentre outras variáveis, indicarão as obras necessárias, uso de linhas e faixas de domínio existentes, adequações, tecnologia do maquinário, velocidade e custos de implantação.
Os estudos, quando concluídos, serão apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los, promovendo as articulações necessárias entre as diversas esferas de governo, a iniciativa privada, as instituições de financiamento e com a Agência competente.
Fonte: transportes.gov.br - Adaptado pelo Site da Logística.
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