Rondônia na rota dos grandes portos.

01-10-2015 12:00

Os estados brasileiros se preparam para encarar, com excelência, o cada vez mais ultramoderno, eficiente e eficaz comércio mundial.  Quem entra nesse rol é Rondônia. A segunda maior empresa do mundo em  transporte marítimo, a Mediterranean Sphipping Company (MSC), opera há  um mês a rota a partir de Porto Velho, que conecta Rondônia com os  principais portos do planeta. As operações realizadas superaram todas as  expectativas em razão do potencial produtivo do estado.

A MSC é especializada no transporte de contêineres, possui 475 navios  e 200 portos. A infraestrutura possibilita alcançar cinco mil locais em  todo o mundo. Toda esta experiência está, agora, focada nas importações  e exportações através da hidrovia do Madeira. Segundo  o presidente da MSC no Brasil, Elber Alves Justo, as operações pelo rio  Madeira se justificam pela redução do custo do frete e de tempo em  relação ao Porto de Santos (SP), por exemplo.

A empresa vislumbra na nova rota atender com vantagens Rondônia,  Amazonas e Sul do Mato Grosso. A hidrovia do Madeira é vista como  estratégica também para os países mais próximos.

Pela hidrovia devem passar madeira, grãos, pescado e carne bovina,  entre outros, para mercados como a Europa e Ásia. Por essa via, o frete é  mais barato e o tempo é reduzido, segundo o secretário estadual da  Agricultura, Evandro Padovani. A madeira produzida em Ariquemes, que é  utilizada como dormentes, e atende à malha ferroviária da Inglaterra,  também poderá chegar ao seu destino através dos contêineres.

Padovani participou recentemente de negociações com autoridades  bolivianas da região do Beni, na fronteira com o Brasil, e destacou que a  rota da MSC vai favorecer as operações que os vizinhos pretendem  realizar através do rio Madeira.

Fonte: PortoGente / Usuport - Adapatado pelo Site da Logística.


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