Salvador Logística inaugura depot em Camaçari.

21-07-2015 13:21

A Salvador Logística inaugurou ontem, dia  15 de julho, o Depot Salvador, depósito de contêineres localizado no  Polo Industrial de Camaçari (BA). Com capacidade para armazenar até  4.500 contêineres, a estrutura ocupa uma área de 67.000 m² e demandou  investimentos de cerca de R$ 9 milhões.

O evento contou com a participação de  diversas autoridades locais, incluindo o prefeito de Camaçari, Ademar  Delgado das Chagas, que destacou a importância desse tipo de estrutura  para o polo. O depot da Salvador é o primeiro depósito de contêineres a  se instalar dentro do complexo.

Equipado com empilhadeiras que podem  transportar até sete toneladas de carga, o depot da Salvador conta ainda  com um stacker com capacidade para movimentar até 48 t. O local possui  dois portões para entrada e saída de veículos, é totalmente monitorado  por um sistema de câmeras e possui segurança 24 horas.

Além disso, de acordo com Marcelo  Grimaldi, diretor Comercial da Salvador, o depot possui uma oficina  própria para o conserto de possíveis avarias nos contêineres, bem como  para a execução de serviços como reformas e pintura. Ele ressalta ainda  que o equipamento de lavagem de contêineres do local é sustentável,  reutilizando até 98% da água por meio de um sistema de filtragem.  “Estaremos operando dentro de todos os padrões e exigências possíveis  com as licenças de funcionamento e ambientais necessárias”, indica.

Outro ponto importante destacado por  Grimaldi é o fato de o Depot Salvador operar em período integral,  apresentando flexibilidade de horário com o objetivo de atender de  maneira satisfatória às necessidades dos clientes. “A disponibilidade de  retirada de contêineres vazios em horários noturnos e finais de semanas  é um diferencial do nosso trabalho”, exemplifica o executivo.

Com matriz situada na cidade de Guararema  (SP), a Salvador Logística possui unidades em Lages (SC), Belford Roxo  (RJ), Goiânia, Primavera do Leste (MT), Recife, Feira de Santana (BA) e  Fortaleza. O terreno onde está localizado o depot é anexo à fábrica da  gigante do agronegócio Monsanto e foi locado pela Salvador junto à  companhia, com a qual o operador logístico já trabalha na atividade de  transporte. “A Salvador é parceira da Monsanto há muito tempo. Começou  na entrega de cargas para o cliente, em operações com produtos acabados,  e depois passou a atuar na área de abastecimento da planta, cobrindo  todo o transporte”, explica Johnny Ivanyi, gerente de Logística da  Monsanto.

Ele faz questão de explicar, porém, que a  locação do espaço ocupado pelo depot consiste em um negócio à parte  estabelecido entre as empresas. “É outro business, sem relação com a  prestação de serviços de transporte, mas que deve muito à parceria e à  confiança que já existem entre as companhias. Esse relacionamento de  longo prazo fez com que houvesse tranquilidade para que a Salvador  estabelecesse esse novo negócio com a Monsanto”.

Para o gerente, o relacionamento, que vem  crescendo cada vez mais, pode render novos negócios entre as companhias  no futuro. “É possível que exista uma solução logística totalmente  integrada, com a Salvador passando de um fornecedor de serviços de  transporte para um operador logístico dentro das atividades da  Monsanto”, diz Ivanyi.

O primeiro cliente do Depot Salvador,  contudo, é a Bahia Specialty Cellulose (BSC), companhia que exporta  celulose solúvel, utilizada por indústrias como de alimentos, fármacos,  têxteis, plásticos, explosivos e tintas. De acordo com Bruno Felix,  gerente de Suprimentos da BSC, o produto é exportado para países de todo  o mundo por meio do Tecon Salvador, terminal de contêineres  administrado pela Wilson Sons no Porto de Salvador.

Ele explica que a região de Camaçari é  carente de serviços logísticos de qualidade. “A Salvador veio para  ocupar esse espaço”, comemora o executivo. Felix conta que um dos  maiores entraves encontrados na logística da companhia acontecia devido à  pequena janela disponível para a exportação dos produtos no porto, que  fazia com que não houvesse tempo hábil para expedir toda a produção, que  saía da fábrica, situada na própria cidade de Camaçari, diretamente  para o porto.

“Como não tínhamos onde armazenar, isso  afetava a produção. Em um dia expedíamos 90 contêineres, no dia seguinte  dez e no outro dia, nenhum”, diz. “Com o depot, vamos poder nos  antecipar a isso, fazendo um buffer de contêineres cheios com cerca de  dez dias de antecedência. Assim podemos controlar melhor o transporte  até o embarque no porto”, completa Felix.

Segundo Osvaldo Kubiaki, gerente de  Logística da BSC, a expectativa agora é expedir uma média de 50  contêineres todos os dias. Eles serão transportados pela própria  Salvador Logística da fábrica até o depot e, dali, partem para o Porto  de Salvador em caminhões bitrem da Salvador e de outras empresas de  transporte terceirizadas. O primeiro embarque da companhia a partir do  Depot Salvador acontecerá na próxima segunda-feira, dia 20. “O depot é  um sonho que se realizou. É um novo jeito de fazer logística para a  BSC”, conclui Kubiaki.

Fonte: Tecnologistica Online / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.


Voltar