Santos Brasil desenvolve nova tecnologia para pesagem de contêineres.

20-10-2011 11:31

A Santos Brasil, operadora do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, anunciou na última semana a adoção de um novo sistema de pesagem de carga nos guindastes sob pneus (RTGs) que fazem a movimentação dos contêineres no pátio da companhia.

Com o objetivo de aumentar a produtividade, a novidade permite que a pesagem do contêiner, antes feita somente em balanças convencionais, passe a ser realizada no próprio equipamento que movimenta a carga, reduzindo uma etapa da operação e diminuindo o tempo de movimentação.

A solução, desenhada pela Santos Brasil em parceria com fornecedores de sistemas mecânicos e de automação, consiste na implantação de sensores para medição de força ou peso em tração nos cabos dos RTGs. Essas células de carga, certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), realizam a pesagem automática com a mesma precisão das balanças convencionais. Os dados são transmitidos por um sistema de localização GPS para o centro de monitoramento do terminal, que processa a informação em tempo real.

Com a implantação do novo sistema, o terminal passa a contar com 19 balanças para pesagem de contêineres de importação, contra as quatro balanças convencionais utilizadas anteriormente.

Fonte: Tecnologística On Line / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar