Segundo dados, movimentação de cargas teve aumento nos Portos e Ferrovias.

19-07-2017 09:23

O setor de transporte tem demonstrado um crescimento importante nos últimos meses,

Atualmente o cenário econômico do Brasil está deixando a maioria das empresas em um marasmo comercial, navegar nesse mar de demandas que vem e vão como ondas, não é uma tarefa fácil para indústria, mas para alguns setores os ventos têm soprado favoravelmente a eles.
 
O setor de transporte tem demonstrado um crescimento importante nos últimos meses, essa indicação é vista nos dados divulgados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, de um levantamento que foi feito pela Secretaria de Política de Integração e que revelou o aumento da movimentação de cargas nos Portos e Ferrovias do país.
 
A análise dos primeiros três meses deste ano mostrou um crescimento nos portos de 4% maior na comparação com o mesmo período de 2016, a diferença foi de 9,5 milhões de toneladas. O número do ano passado foi 233 mi e em 2017 chegou a 242,5 mi de toneladas. Os números do sistema ferroviário são ainda melhores, o aumento foi de 5,9%, a movimentação de cargas subiu de 116,6 mi do ano passado para 123,5 mi de toneladas este ano.
 
Com um aumento um pouco menor nesse mesmo trimestre, o porto em Santos registrou 0,5% em um total de 27,9 mi de toneladas, de acordo com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
 
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) espera exportar este ano em soja 72,9 mi de toneladas, e 24 mi de toneladas em milho das safras de 2016 e 2017, para isso, pretende investir mais de 2,2 bilhões de reais nas obras referentes à Arco Norte, e assim garantir o transporte de 23,8% de grãos por lá. As obras são para a manutenção e recuperação das BRs 158, 163, 364 entre outras rotas importantes, que são vistas com essenciais para exportar a produção das colheitas.
 
Toda a movimentação no período de análise dos dados foi importantíssima para o setor agropecuário do país, nesse primeiro trimestre do ano houve produção recorde dos grãos e a expectativa para o final do ano é que a produção alcance 220 mi de toneladas. Os outros modais de transporte ainda apresentam resultados modestos, mas também começam a dar bons sinais de crescimento segundo as informações do Ministério dos transportes, o mês de março já demonstrou tendência de aumento nos aeroportos e rodovias.
 
As empresas que trabalham com produtos e prestam serviços diretos na área de transporte, movimentação e amarração de cargas comemoram esse crescimento, isso significa o aumento na demanda de seus produtos e consequentemente desenvolvimento econômico dessas empresas no setor.
 
A Polifitema atua no mercado de movimentação de cargas desde 1992 trabalhando com cinta de poliéster de qualidade, trazendo soluções em cinta de elevação de carga, cintas de amarração de cargas e agora também com cinturão para trabalho em altura. Conta com profissionais qualificados em padrão de segurança e conhecimento total dos produtos. Com isso, a Polifitema reduz os índices de incidentes nas áreas de elevação e amarração de cargas.

Fonte: Portal Terra / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

 

Voltar