SENAI-BA está com inscrições abertas para cursos gratuitos.

21-04-2011 20:16

 

Salvador tem o maior número de ofertas, com mais de 770 postos a serem preenchidos.

Estão abertas até o próximo domingo as inscrições para o processo seletivo dos cursos gratuitos de aprendizagem industrial de nível básico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, serão disponibilizadas 1.729 vagas, para formação de 47 turmas em diferentes áreas, em 17 municípios baianos (ver tabela ao lado).  Salvador tem o maior número de ofertas, com mais de 770 postos a serem preenchidos.

São 25 opções de cursos. Entre eles os de Auxiliar de Obras de Edificações, Caldeiraria, Inspetor de Qualidade, Manutenção Eletromecânica e Operação de Sonda de Produção Terrestre.  Todos possuem uma carga horária de 880 horas e as aulas começarão em julho.

As inscrições para o processo seletivo também são gratuitas e podem ser feitas nos sites www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br ou www.exatuspr.com.br, respeitando o limite máximo de dez inscrições por vaga. Para se inscrever, os candidatos precisam ter ensino fundamental II completo e idade de 14 a 21 anos, com exceção dos candidatos ao curso de Manutenção Eletromecânica, que devem ter idade de 17 a 21 anos.

A prova do processo seletivo será realizada no dia 15 de maio. Matemática, Português e Conhecimentos Gerais estão entre os assuntos que serão cobrados na avaliação. A lista de aprovados será divulgada no dia 27 de maio, também pela internet, no mesmo site onde é feita a inscrição.

Qualificação O gerente geral do Senai dos Dendezeiros, Cid Vianna, ressalta que o curso básico de aprendizagem industrial da instituição é uma grande chance para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Segundo ele, cerca de 70% dos alunos que se formaram no Senai foram aproveitados posteriormente pelas empresas. “Nós oferecemos toda a bagagem necessária para que ele possa garantir uma vaga após o fim do curso”, comenta.

Ainda de acordo com Vianna, a área industrial é uma das que mais carecem de mão de obra qualificada atualmente. E o déficit, conta ele, atinge a todos os setores. “Por isso, nós buscamos qualificar essas pessoas para que, no futuro, elas possam atender à demanda”, afirma.

Vianna destaca ainda que, dos cursos oferecidos pelo Senai, todos são de setores promissores. Ele prefere não estimar os salários. “Varia muito, de acordo com a área”. Mas garante: “Os cursos daqui, sem dúvida, aumentam a chance de garantir uma boa oportunidade”.

Fonte: correio24horas.com.br - Adaptado pelo Site da Logística

Voltar