Solução logística no pré-sal.

02-05-2011 20:10

A Petrobras está em busca de tecnologias de rastreamento eletrônico de cargas para gerenciar operações offshore em função do desafio logístico do pré-sal. Cerca de dez empresas e instituições estrangeiras já foram identificadas e estão sendo convidadas para desenvolver o sistema no Brasil.

O sistema consiste na instalação de chips nos recipientes de carga que poderão ser rastreados por radiofrequência durante o trajeto entre o fornecedor e a plataforma utilizando recursos de geoposicionamento. O sistema será administrado pela Gerencia de Informação de Operações (GIOP) do E&P-SERV da Petrobras.

De acordo com o gerente da área de Equipamentos e Logistica do Escritorio do E&P da Petrobras em Londres, Marcos Assayag, o sistema tem como principal finalidade aumentar a confiabilidade das operações. “O mais importante é assegurar que a carga chegará ao operador”, afirmou.

O suprimento as operações offshore da Petrobras envolvem cerca de 70 mil itens. A empresa estima que a movimentação de equipamentos e insumos de perfuração e produção no pré-sal deverá dobrar o volume transportado no pós-sal em cinco anos. Toda a carga movimentada hoje é controlada manualmente.

Fonte: energiahoje.com - Adaptado pelo Site da Logística.

Voltar