Transnordestina tem novo reajuste e passa a custar R$ 11,2 bilhões.

09-10-2015 13:57

A ferrovia Transnordestina sofre nova  revisão e o custo sai de R$ 7,5 bilhões para R$ 11,2 bilhões. Já é a  quarta mudança de orçamento de implantação do projeto e consequente  adaptação no prazo de conclusão. Em 2004, na concepção, eram R$ 4,5  bilhões necessários para a obra. De lá para cá, o custo foi reajustado  para R$ 5,4 bilhões em 2008, depois para R$ 7,5 bilhões em 2011, quando o  projeto passou por intervenções mais fortes que incluíram construção de  trechos e não mais a recuperação de trilhos existentes. O prazo de  entrega também seguiu o caminho e a previsão de ser entregue em 2010  passou para 2012, 2013, 2015, dezembro de 2017 e agora, com status de  52% de engenharia, é prevista para julho de 2018.
De acordo com o  diretor de planejamento da Transnordestina Logística (TLSA), Edson  Pinto, não há obra atualmente em Pernambuco, apenas nos estados do Ceará  e do Piauí. "Pernambuco teve uma celeridade muito expressiva em anos  anteriores e avançou, mas um embargo na cidade de custódia não permitiu  que continuasse o percurso de implantação dos trilhos. Mas são 550  quilômetros de trilhos prontos em todo o projeto e 400 quilômetros são  em Pernambuco, por exemplo. Vamos tentar mobilizá-lo em breve e, a  partir da ordem de serviço, concluir o trecho de Custódia a Suape em 30  meses", explicou. O diretor participou de audiência da comissão especial  de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mediada pelo  deputado estadual Miguel Coelho, na Assembleia Legislativa de  Pernambuco.
O embargo no percurso pernambucano diz respeito à da  Igreja São Luiz Gonzaga, em Custódia, no Sítio Fazendinha, que foi  validada como patrimônio histórico tombado e, portanto, tinha restrições  para demolição. Uma nova rota foi planejada, passando 14 metros ao lado  da unidade. Uma nova igreja chegou a ser construída em 2011, mas não  houve adesão da comunidade.
A Ferrovia Transnordestina possui  1.753 quilômetros, sendo 750 quilômetros deles em Pernambuco. A obra  parte de Eliseu Martins, no Paiuí e segue até Salgueiro no Sertão de  Pernambuco, de onde partem as duas conexões para os portos de Pecém, no  CEará, e Suape, em Pernambuco.

Fonte: Diário de Pernambuco / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.


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