Transnordestina vai regular preços.
20-06-2012 21:45A importância da Transnordestina para o desenvolvimento da pecuária regional será o assunto principal a ser debatido hoje na PECNordeste, que acontece no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. O diretor de Infraestrutura e Logística da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Ramos Torres de Melo Filho, vai ministrar uma palestra sobre o tema.
De acordo com Torres, a implantação da estrutura responsável por ligar ferrovias nordestinas traz, entre os seus benefícios, melhorias na logística dos produtores, o que acaba reduzindo os custos.
"A pecuária regional é leiteira. Ela tem uma importância no transporte de insumos para a produção dos grãos que podem vir para o mercado interno, para que possa vir aqui com o preço mais baixo de transporte. Tanto a soja quanto o milho, que são os principais grãos. É a base da alimentação dos animais. Você tem uma redução de custo de 20% até 30%", explicou Torres.
Sonho antigo - "A Transnordestina é um sonho antigo. Ela vem sendo, desde muitos anos, sonhada pela população nacional. Tem um traçado conhecido, saindo de Elizeu Martins, no Piauí - aonde hoje tem uma produção de grãos significativa e, nesse trajeto, tem um potencial de minério bastante significativo - se encontra em Salgueiro e bifurca para o Pecém e para Suape em Pernambuco", disse Torres, complementando que a estrutura deveria ter sido concluída em 2010. "Mas esperamos que aconteça em 2015".
Terminal de grãos - Outro ponto importante apontado pelo diretor, é a construção imediata de um terminal de grãos, que não pode ser transportado com outras mercadorias. Segundo ele, os estados do Ceará e Pernambuco devem tomar providências para que a estrutura seja concluída juntamente com a ferrovia. "É preciso ter correias transportadoras e toda uma infraestrutura destinada aos grãos, porque não pode haver uma contaminação", disse.
A previsão de carga transportada pela estrutura é de 30 milhões de toneladas por ano, segundo Torres. Uma curva mínima de 400 metros, a ferrovia poderá atingir uma velocidade de até 80 Km por hora.
Programação - Amanhã, estão em destaque no evento o 1° Encontro das Associações/ Cooperativas de Piscicultores do Estado do Ceará, além do minicurso "Derivados do Leite".
Foto: Elizângela Santos
Fonte: globo.com - Adaptado pelo Site da Logística.
———
Voltar