Usuport divulga Agenda Mínima para a infraestrutura da Bahia.

29-04-2011 10:34

 

A diretoria da Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport entregou ontem ao secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a Agenda Mínima para a Infraestrutura da Bahia 2011-2014.

O estudo, que também já foi entregue no início do mês ao governador em exercício, Oto Alencar, pretende contribuir com o planejamento dos governos, em todas as suas instâncias, para a construção conjunta de soluções que assegurem uma melhor logística no transporte de cargas e, principalmente, a competitividade do setor produtivo.

A proposta contém 48 ações necessárias, com destaque para três pontos básicos, que são: a necessidade de realizar estudos, projetos e planejamento em infraestrutura; a requalificação e modernização do sistema ferroviário existente, com sua interligação à Ferrovia Oeste-Leste; a ampliação urgente dos portos de Aratu e Salvador, que estão com a capacidade saturada há quatorze e sete anos, respectivamente.

Conforme análise da Usuport, os investimentos portuários necessários são da ordem de R$ 3 bilhões, até 2014, objetivando anular o déficit de infraestrutura existente e ampliar o mínimo necessário para atender à demanda da década que se inicia. Das 27 ações relacionadas na Agenda Mínima do quadriênio anterior (2007-2010), apenas 30% foram executadas.

Fonte: Bahia Econômica / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.

Voltar